
O Carnaval é, sem dúvida, o feriado mais aguardado do ano para milhões de brasileiros. A combinação de festas vibrantes, tradições culturais e a oportunidade de descanso faz com que muitos aproveitem a data para viajar. De acordo com uma pesquisa independente realizada pela Booking.com, o Nordeste se consolida como a região preferida pelos viajantes do país, com destaque para Salvador, na Bahia, que ocupa o primeiro lugar no ranking dos lugares mais desejados.
Além da capital baiana, outros oito destinos também estão localizados no Nordeste, comprovando a preferência dos brasileiros por cidades praianas, conforme já apontado pelo Ministério do Turismo em sua pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, realizada em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
De acordo com o levantamento da plataforma de viagens Booking.com, apenas o Rio de Janeiro aparece fora dos roteiros nordestinos. Confira a lista completa:
- Salvador (BA)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Recife (PE)
- Arraial D’Ajuda (BA)
- Porto Seguro (BA)
- Trancoso (BA)
- Fortaleza (CE)
- Maragogi (AL)
- Porto de Galinhas (PE)
- João Pessoa (PB)
A pesquisa também revelou que quatro em cada dez brasileiros (41%) preferem eventos como festas e shows para aproveitar o Carnaval, o que explica o alto interesse por outras cidades com celebrações carnavalescas tradicionais, como Recife e Rio de Janeiro, que ocupam, respectivamente, o terceiro e o segundo lugares no ranking.
Enquanto cidades como Salvador e Recife atraem foliões apaixonados por festas e tradições carnavalescas, outros destinos no Nordeste, como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso, são ideais para quem busca um Carnaval mais tranquilo – ou nem tanto –, com praias deslumbrantes e opções de lazer variadas. Lugares como Maragogi e Porto de Galinhas são conhecidos por suas paisagens naturais, perfeitas para quem deseja relaxar e se desconectar da rotina.
SALVADOR NO TOPO – Conhecida por seu Carnaval de rua, Salvador atrai multidões todos os anos, consolidando-se como o destino mais popular entre os entrevistados. A mistura de trios elétricos, blocos e celebrações que tomam conta da cidade contribui para o seu apelo entre os foliões que buscam festas e shows durante a folia de Momo.