Assembleia Legislativa de MS recebe homenagem ao legado da Fiocruz e destaca avanço da ciência no Estado

Evento reúne pesquisadores, profissionais da saúde e autoridades em reconhecimento à contribuição da Fiocruz para o SUS e a pesquisa científica

Da Redação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) será palco, na próxima segunda-feira (23), de um encontro em homenagem ao legado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa, promovida pela deputada estadual Gleice Jane, tem como objetivo reconhecer a contribuição histórica da instituição para a ciência, a pesquisa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento está marcado para as 14h e deve reunir pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes, representantes de instituições públicas e autoridades ligadas ao setor científico e acadêmico.

A homenagem ocorre em um momento de expansão da atuação da Fiocruz em Mato Grosso do Sul. Também na segunda-feira, durante o período da manhã, será inaugurada a nova sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da instituição em Campo Grande, considerada a maior ampliação da estrutura da Fiocruz no Estado.

A nova unidade foi projetada para fortalecer pesquisas em áreas estratégicas para a saúde pública, como vigilância em saúde, biodiversidade, doenças infecciosas, saúde única e inovação tecnológica.

Entre as instalações previstas estão laboratórios de entomologia, biologia molecular, biodiversidade, imunofarmacologia e sequenciamento genético, além de espaços voltados à formação de pesquisadores e ao desenvolvimento de projetos voltados ao SUS.

A expansão da estrutura científica busca ampliar a capacidade de produção de conhecimento e o desenvolvimento de soluções para desafios específicos enfrentados pela região Centro-Oeste.

Nos últimos anos, a Fiocruz tem intensificado pesquisas relacionadas às características de Mato Grosso do Sul, incluindo estudos sobre populações indígenas, áreas de fronteira, biodiversidade do Pantanal e doenças infecciosas que impactam a saúde pública.

A programação da segunda-feira reforça o papel da instituição na produção científica nacional e destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à saúde da população.

Criada há mais de um século, a Fiocruz é considerada uma das principais instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, atuando em áreas como pesquisa, ensino, produção de vacinas, medicamentos e desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento do sistema público de saúde brasileiro.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + sete =

contato@mspantanalnews.com.br