Ministério da Gestão e CPQD assinam parceria para desenvolver plataformas de IA generativa e melhorar a interação entre cidadãos e governo

Por Karol Peralta
Representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) assinaram, nesta terça-feira (30), um termo de parceria para o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) que modernizem a gestão e a prestação de serviços públicos no Brasil.
O acordo prevê um investimento de R$ 390 milhões ao longo dos próximos quatro anos, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fndct), gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos serão destinados à criação de plataformas de IA generativa, capazes de otimizar serviços públicos, integrar informações de diferentes bases de dados e facilitar a interação entre cidadãos e governo.
Na prática, essas ferramentas de inteligência artificial permitirão catalogar e integrar o grande volume de informações de órgãos públicos, como o Cadastro Único (CadÚnico), além de dados dos setores de saúde e educação.
O secretário nacional de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou a relevância do projeto:
“Desde o princípio, buscamos um trabalho de personalização, de foco na melhoria dos serviços. O propósito é disponibilizarmos um governo para cada pessoa.” Mascarenhas explicou que a IA permitirá, por exemplo, enviar mensagens personalizadas a cidadãos, informando sobre vacinas ou serviços específicos necessários para ele ou sua família.
O projeto foi batizado de Inspire (Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética) e faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que prevê investimentos federais de R$ 23 bilhões até 2028 para modernizar os serviços públicos e promover inclusão social.
Segundo Paulo José Pereira Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD, executor do projeto:
“O propósito do CPQD é desenvolver tecnologias que tragam soberania, progresso e bem-estar à população. Este projeto se encaixa perfeitamente nesse objetivo.”
Para acelerar o desenvolvimento, o CPQD investe na montagem de novas estruturas de processamento gráfico em Campinas (SP), na identificação e contratação de parceiros estratégicos e na capacitação de cerca de 200 profissionais.
Curado acrescentou:
“Este é um grande desafio e vamos mobilizar uma grande quantidade de profissionais – tanto os que o CPQD já possui, quanto os que serão desenvolvidos. Com isso, esperamos contribuir para que nosso país tenha serviços públicos cada vez mais alinhados com as necessidades da população.”
O projeto Inspire representa, assim, um marco na transformação digital do setor público brasileiro, promovendo eficiência, personalização e segurança no atendimento à população, alinhado às normas da LGPD e aos princípios de ética e soberania digital.





