Aral Moreira: conheça a história, clima, geografia e riquezas naturais da cidade fronteiriça

Município de Mato Grosso do Sul, Aral Moreira tem solo fértil, relevo plano e clima tropical de altitude, além de ser destaque na agropecuária e agricultura

Por Karol Peralta

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, o município de Aral Moreira, no estado de Mato Grosso do Sul, é um exemplo de crescimento rápido impulsionado pela força da agricultura e da pecuária. De distrito a cidade em menos de quatro décadas, Aral Moreira abriga uma história rica, um solo altamente fértil e uma localização estratégica próxima à fronteira com o Paraguai.

🗺️ Origem e desenvolvimento

A origem de Aral Moreira remonta à década de 1940, com a criação da Colônia General Dutra. A localidade começou a se formar com o nome de Vila Fronteira Rica, atraindo principalmente gaúchos e paulistas. Em 1953, foi elevada a distrito. E apenas 23 anos depois, em 13 de maio de 1976, se tornou município, data em que se comemora sua emancipação política.

O nome é uma homenagem ao deputado estadual Aral Moreira, reconhecido por sua atuação na região.

🌱 Solo e agricultura

O município é marcado pelo Latossolo, tipo de solo mineral altamente intemperizado, profundo, bem drenado e muito fértil. Essas características favorecem a agricultura e a pecuária intensiva, pilares da economia local.

⛰️ Relevo e altitude

Aral Moreira apresenta um relevo plano e suavemente ondulado, com altitude média de 609 metros. Está inserido nas regiões geomorfológicas dos Planalto de Dourados e do Planalto de Maracaju, que oferecem condições ideais para atividades agropecuárias.

🌡️ Clima e temperatura

O clima predominante é o tropical de altitude, com temperaturas que podem variar de abaixo de 0°C no inverno a acima de 40°C no verão. A média anual de chuvas fica entre 1.500 mm e 1.700 mm, com maior concentração entre outubro e março.

💧 Hidrografia

O município está inserido na Bacia do Rio Paraná, com destaque para os rios:

  • Rio Amambai – divisa natural com outros municípios
  • Rio Correntes
  • Rio Guaembeperi
  • Rio Emboscada
  • Rio Verde

Esses cursos d’água contribuem tanto para o abastecimento como para as atividades agropecuárias.

🌾 Vegetação predominante

Aral Moreira está sob influência do bioma Cerrado, mas com grande parte da cobertura vegetal substituída por lavouras e pastagens plantadas. Ainda restam áreas de Floresta Estacional, preservando parte da vegetação nativa.

🌐 Importância regional

A cidade é estratégica tanto economicamente quanto geograficamente. Próxima à fronteira com o Paraguai e situada entre importantes polos do agronegócio, Aral Moreira é símbolo de crescimento, produtividade e conexão internacional.

Aral Moreira representa o potencial do interior brasileiro: solo fértil, clima favorável, rios abundantes e gente trabalhadora. O município é exemplo de como planejamento, investimento e tradição agropecuária podem transformar pequenas comunidades em motores econômicos regionais.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categories

Boletim Diário

Receba as últimas noticias de MS em primeira mão!