Operações federais interceptam ouro sem documentação em Roraima e apontam redução de 99% na abertura de novas áreas de garimpo ilegal na região Yanomami.

Da Redação
A apreensão de 15,5 quilos de ouro em barras durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Roraima, marcou uma das principais ações recentes do combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). O material foi interceptado no km 210 da BR-174, no município de Rorainópolis, durante uma operação coordenada pelo Governo Federal.
Segundo informações das forças de segurança, o ouro estava dividido em 28 barras e foi encontrado em um compartimento interno de um veículo que seguia de Manaus para Boa Vista. A carga não possuía documentação fiscal nem licença ambiental. O motorista, o automóvel e o minério foram encaminhados à Polícia Federal para investigação.
A apreensão integra uma estratégia voltada ao enfraquecimento da cadeia logística que sustenta o garimpo ilegal, incluindo transporte de minério, utilização de pistas clandestinas, rotas de abastecimento e estruturas de apoio às atividades ilegais.
Outra ocorrência foi registrada no dia 16 de junho, na BR-401, no município de Bonfim. Durante uma abordagem, agentes da PRF encontraram uma pepita de aproximadamente 28 gramas de ouro no interior de um veículo de transporte de passageiros. Um dos ocupantes foi conduzido à Polícia Federal em Boa Vista.
Entre os dias 14 e 20 de junho, as operações de fiscalização contabilizaram 50 inspeções em aeronaves, 12 fiscalizações em pistas de pouso, 484 veículos vistoriados e 423 pessoas abordadas. No período, duas pessoas foram presas e o prejuízo estimado às atividades ilegais alcançou R$ 741 mil.
Também na última semana, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, formado pelas Forças Armadas, interditou a pista de Aracaçá, localizada na Terra Indígena Yanomami. A medida teve como objetivo impedir o uso da estrutura como base de apoio para o garimpo ilegal.
Acampamento de garimpeiros é desmontado
Equipes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, realizaram fiscalizações nas regiões de Aracaçá, Xiriana e Noronha. Durante as operações, um acampamento utilizado por garimpeiros foi desmontado.
As equipes inutilizaram combustível, equipamentos e estruturas empregadas na atividade ilegal, buscando reduzir a capacidade operacional dos grupos que atuam na região.
Fiscalização apreende combustível transportado irregularmente
Fora da Terra Indígena Yanomami, agentes da Força Nacional prestaram apoio à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em ações de fiscalização na região do Roxinho.
Durante as abordagens, foram vistoriados veículos, motocicletas e pessoas. A operação resultou na apreensão de 400 litros de gasolina transportados de forma irregular no município de Mucajaí.
Lideranças indígenas acompanham balanço das ações
A semana também foi marcada pela realização da 8ª Assembleia Ordinária da Hutukara Associação Yanomami (HAY), realizada entre os dias 15 e 19 de junho.
O encontro reuniu cerca de 100 lideranças e representantes das comunidades Yanomami e Ye’kwana. Durante a assembleia foram apresentados dados sobre a redução do garimpo ilegal e os resultados das operações realizadas na Terra Indígena Yanomami.
Mais de 10 mil operações desde 2024
De acordo com o balanço oficial, desde março de 2024 foram realizadas 10.779 operações de combate ao garimpo ilegal e ao apoio logístico da atividade na Terra Indígena Yanomami.
No período, as forças de fiscalização apreenderam 265 quilos de ouro. Dados de monitoramento do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apontam ainda uma redução de 99% na abertura de novas áreas de garimpo ilegal dentro do território indígena.
Os resultados refletem a atuação integrada de órgãos federais de segurança, fiscalização ambiental e proteção indígena na região e em seu entorno.



