Estrutura simbólica que representa o Casario do Porto foi atingida por reboque carregado com minério; equipes da PRF, Agetrat e Prefeitura atuam no local para garantir segurança

Por Karol Peralta
Uma carreta bitrem colidiu com o Portal de Entrada de Corumbá, na Avenida Gaturama, por volta das 22h de sábado (18). A estrutura foi parcialmente destruída, e uma avaliação da Defesa Civil apontou a necessidade de demolição controlada do trecho danificado para evitar riscos de desabamento.
De acordo com informações apuradas pelo MS Pantanal News, o segundo reboque do bitrem, carregado com minério, se soltou do cavalo mecânico e acabou atingindo o portal, que é um dos principais símbolos turísticos de Corumbá, inspirado no Casario do Porto — conjunto arquitetônico histórico que representa a identidade cultural da cidade.
O monumento fica localizado no principal acesso à BR-262, rota de entrada e saída para motoristas que seguem em direção a outras regiões do Estado. O local também serve como referência de ligação com Ladário, município vizinho interligado pela mesma via.
Por conta do alto fluxo de veículos e ciclistas, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e da Agemtrat, de Ladário, realizam controle do tráfego no entorno, garantindo a segurança dos condutores e pedestres e evitando novos acidentes.
Engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos estiveram no local para avaliar o impacto estrutural e definir o método de remoção da parte danificada sem comprometer o restante da estrutura. A retirada controlada deve ocorrer até segunda-feira (20).
A Prefeitura de Corumbá informou que tomará as medidas legais e administrativas necessárias para apurar responsabilidades e garantir a recuperação do patrimônio público. O caminhão pertence a uma empresa terceirizada que presta serviços à mineração local.
O município reforçou ainda o pedido para que motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela Avenida Gaturama, especialmente durante as operações de demolição e retirada dos escombros.





