Zelensky destaca reunião com Trump e líderes europeus como passo crucial para o fim da guerra

Presidente ucraniano afirma que encontro trouxe avanços nas negociações e reforço em garantias de segurança para Kiev

Por Karol Peralta

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (19) que a reunião realizada na segunda-feira (18) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes europeus representou “um passo significativo” rumo ao fim da guerra contra a Rússia.

A declaração foi feita na rede social X, onde Zelensky destacou que as autoridades já estão trabalhando em garantias de segurança para Kiev.

“Hoje, continuamos a coordenação no nível de liderança. Também continuaremos trabalhando amanhã. Os conselheiros de segurança nacional também estão em contato constante agora. Haverá garantias de segurança”, disse o presidente ucraniano.

Zelensky também agradeceu aos parceiros internacionais pelo apoio, ressaltando que o país “sente essa força” diante da cooperação.

“Faremos tudo para tornar o caminho para a paz uma realidade – por meio de parcerias, garantias de segurança e coragem do povo ucraniano”, acrescentou.

A guerra entre Rússia e Ucrânia já ultrapassa dois anos e, apesar dos esforços diplomáticos, ainda não há perspectiva clara de cessar-fogo. A reunião com Trump e líderes europeus é vista como uma tentativa de acelerar negociações e garantir compromissos mais sólidos em favor da estabilidade da região.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *