SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

INSS inicia notificação de descontos associativos e garante devolução para aposentados e pensionistas

Segurados do INSS que tiveram descontos não autorizados em seus benefícios já estão sendo notificados e poderão solicitar devolução dos valores por meio do aplicativo Meu INSS ou telefone 135.

Por Karol Peralta

A partir desta terça-feira, 13 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar notificações para beneficiários que tiveram descontos associativos em seus benefícios, sejam eles autorizados ou não. A medida atinge cerca de nove milhões de aposentados e pensionistas, que poderão verificar os débitos por meio do aplicativo Meu INSS.

A partir de quarta-feira (14), os segurados poderão informar qual associação realizou o desconto e em qual período a cobrança foi feita. A comunicação pode ser realizada diretamente pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento 135, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o processo é uma forma de defesa do cidadão, que não precisa apresentar nenhum documento para provar que não autorizou o desconto. A responsabilidade de comprovar a filiação, autorização para desconto e a identidade do segurado é das associações.

“O INSS vai fazer a defesa do cidadão perante a associação. Se o segurado não reconhece o pagamento, a entidade terá que fazer o depósito via GRU, e esse valor será repassado ao segurado diretamente na conta do benefício, por meio de folha suplementar”, explicou Waller.

As associações contestadas terão um prazo de 15 dias úteis para apresentar os documentos exigidos. Caso não comprovem a autorização, deverão restituir os valores ao INSS, que então os devolverá ao beneficiário.


🧾 Como saber se você foi afetado:

A verificação dos descontos indevidos pode ser feita de duas maneiras:

  1. Pelo aplicativo Meu INSS (computador ou celular):
    • Acesse o app e faça login.
    • Clique no ícone do sininho (canto superior direito).
    • Se houver descontos, será exibida uma notificação com o nome da entidade e o período da cobrança.
  2. Pelo telefone 135:
    • Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Outra opção é consultar o extrato de pagamento:

  • No app, clique em “Extrato de benefício”.
  • Selecione o número do seu benefício.
  • Verifique se há mensalidades associativas não reconhecidas.

💵 Devolução garantida:

Os segurados que não autorizaram os descontos e os identificarem no contracheque de abril terão o valor devolvido na próxima folha de pagamento, referente a maio. Além disso, as mensalidades futuras foram suspensas automaticamente — não é necessário solicitar o cancelamento.


⚠️ Atenção:

O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou ligações sobre esse tipo de reembolso. As únicas formas oficiais de comunicação e contestação são:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Central 135

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *