Programa do Ministério de Portos e Aeroportos oferece passagens aéreas baratas para aposentados do INSS e movimenta 87 aeroportos pelo país

Por Karol Peralta
Em seu primeiro ano de operação, o programa Voa Brasil registrou cerca de 45 mil reservas de passagens aéreas a preços acessíveis até R$ 200 para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
O programa, que tem como objetivo promover a inclusão social na aviação brasileira, permite que beneficiários adquiram bilhetes em rotas de baixa temporada e com passagens ociosas, facilitando o acesso a viagens nacionais. Segundo a pasta, o volume de reservas corresponde a mais de 344 aeronaves lotadas e movimenta 87 aeroportos distribuídos em todos os estados do Brasil.
O Voa Brasil foi lançado em parceria com companhias aéreas e tem como público-alvo os aposentados do INSS que não realizaram viagens aéreas nos últimos 12 meses. As passagens podem ser adquiridas diretamente no site oficial: gov.br/voabrasil.
Destinos mais procurados
Entre os locais mais buscados pelos aposentados ao longo do programa, destacam-se:
- São Paulo: 12.771 passageiros
- Rio de Janeiro: 3.673 passageiros
- Recife: 3.509 passageiros
- Brasília: 3.000 passageiros
- Fortaleza: 2.843 passageiros
- Salvador: 2.601 passageiros
- João Pessoa: 1.587 passageiros
- Maceió: 1.507 passageiros
- Belo Horizonte: 1.254 passageiros
- Natal: 1.150 passageiros
Segundo o balanço, as regiões Sudeste e Nordeste concentraram, respectivamente, 43% e 40% do total das reservas. Em seguida aparecem as regiões Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%).
Variedade de rotas e experiências
O Ministério informou que foram procurados mais de 510 trechos diferentes, com destaque para rotas entre a capital paulista e as capitais nordestinas, como Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa, sempre com voos de ida e volta. O programa também contempla trajetos de longa distância, como Porto Alegre para Recife, ou São Paulo a Fernando de Noronha, que duram cerca de quatro horas de voo.
Além disso, há trechos curtos, como a tradicional Ponte Aérea Rio-São Paulo e voos dentro de um mesmo estado, como Salvador a Porto Seguro, ampliando a diversidade de opções para o público-alvo.
Impacto social e perspectivas
O Voa Brasil demonstra ser uma iniciativa eficaz para facilitar o acesso de aposentados a viagens aéreas a preços reduzidos, fomentando o turismo interno e a mobilidade social dos idosos. A expectativa é que o programa continue crescendo, beneficiando cada vez mais pessoas e movimentando a economia dos aeroportos brasileiros.
Para mais informações e aquisição de passagens, os interessados devem acessar o portal oficial do programa.