Snowboarder confirma presença nos Jogos de Milão e Cortina, e país vai competir com oito atletas na maior delegação da história

Da Redação
A brasileira Vitória Machado recebeu nesta quarta-feira (18) convite oficial para representar o país nas disputas de snowboard dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2026, que serão realizados em Milão e Cortina, na Itália, entre os dias 6 e 15 de março.
O convite foi feito pela Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) e pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e confirmado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). A atleta aceitou a convocação.
Com a confirmação, o Brasil terá oito atletas na competição — a maior delegação brasileira da história dos Jogos Paralímpicos de Inverno.
Delegação brasileira em Milão e Cortina
Além de Vitória Machado, o Brasil será representado pelo gaúcho André Barbieri, também no snowboard. No esqui cross-country, a equipe contará com Wellington da Silva, Elena Regina e Guilherme Cruz Rocha, de São Paulo; Aline Rocha, do Paraná; Cristian Ribera, de Rondônia; e Robelson Lula, da Paraíba.
Os Jogos de Inverno de 2026 serão disputados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo e marcam a quarta participação do Brasil no evento.
Evolução da participação brasileira
A estreia brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno ocorreu em Jogos Paralímpicos de Inverno de 2014, realizados em Sochi, na Rússia, com dois atletas.
Em Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul, o país contou com três representantes. Já nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, a delegação foi composta por seis atletas — número que agora é superado em Milão e Cortina.
O aumento no número de competidores reflete a ampliação da presença brasileira nos esportes de inverno adaptados, especialmente nas modalidades de snowboard e esqui cross-country.





