Varejo brasileiro cresce 0,5% e atinge maior nível da série histórica, diz IBGE

Setor bate recorde de vendas em fevereiro de 2025, impulsionado por supermercados, móveis e eletrodomésticos, segundo Pesquisa Mensal de Comércio

Por Karol Peralta

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,5% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, atingindo o maior patamar da série histórica iniciada em 2000, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada na quarta-feira (9) pelo IBGE. O desempenho superou o recorde anterior, registrado em outubro de 2024, em 0,3%.

Com o resultado, o acumulado de 2025 já soma alta de 2,3%, enquanto o avanço nos últimos 12 meses é de 3,6%, mostrando a recuperação gradual do consumo em diversos segmentos do varejo.

Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o destaque no mês foi o desempenho de hiper e supermercados, seguido pelos setores de alimentos, bebidas e fumo (1,1%) e de móveis e eletrodomésticos (0,9%). “Em fevereiro, observamos a volta de um protagonismo do setor de hiper e supermercados”, afirmou.


📉 Quedas pontuais em segmentos específicos

Apesar do crescimento geral, quatro das oito atividades pesquisadas apresentaram quedas em fevereiro, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%), informática e comunicação (-3,2%) e vestuário (-0,1%). Também houve recuo nos setores de combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

No varejo ampliado, o setor de veículos e motos teve retração de 2,6%, enquanto o segmento de material de construção avançou 1,1% no volume de vendas.


📊 Comparação anual mostra retomada do consumo

Na comparação com fevereiro de 2024, o comércio varejista registrou alta de 1,5%, com crescimento expressivo em móveis e eletrodomésticos (9,3%), vestuário (8,6%), artigos farmacêuticos (3,2%) e combustíveis (1,5%). No varejo ampliado, o avanço foi de 2,4%, com destaque para veículos (10%) e material de construção (9,7%).

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *