Leilão do projeto será realizado em 5 de setembro; ligação fixa entre Santos e Guarujá usará tecnologia inédita no Brasil com túnel imerso sob o canal portuário

Por Karol Peralta
Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o Túnel Santos–Guarujá promete mudar a realidade da mobilidade na Baixada Santista. A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos sob o canal portuário, e reduzirá o tempo de travessia entre as duas cidades para apenas 2 minutos.
Hoje, a travessia de balsa leva em média 18 minutos, sem considerar filas e atrasos, enquanto pela estrada o percurso pode chegar a 1 hora para completar os 40 quilômetros.
Leilão e parceria
O projeto será viabilizado por meio de parceria entre os governos federal e estadual, com participação da iniciativa privada, responsável pela construção, operação e manutenção. O leilão está marcado para 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo. O contrato terá duração de 30 anos.
Inspiração internacional
Em abril, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitou o canteiro do Túnel Fehmarnbelt, entre Alemanha e Dinamarca, considerado a maior obra de infraestrutura em andamento na Europa.
“É a mesma tecnologia que será usada no túnel de Santos”, afirmou o ministro.
Tecnologia inédita no Brasil
Diferente dos túneis escavados, o modelo de túnel imerso será usado pela primeira vez no Brasil. Nele, módulos de concreto pré-moldados são construídos em terra firme, testados e depois levados por flutuação até o local de instalação. No fundo do canal, as peças são encaixadas, niveladas e cobertas por camadas de areia e pedras para garantir segurança e resistência.
A escolha do modelo levou em conta características do solo da região, restrições da Base Aérea de Santos, o tráfego intenso de navios e a redução de impactos ambientais e urbanos.
Estrutura e funcionamento
O túnel contará com:
- Seis faixas de tráfego;
- Ciclovia;
- Passagem para pedestres;
- Espaço para futuro VLT.
O projeto incluirá ainda sistemas inteligentes de monitoramento e segurança em tempo real.
Benefícios sociais e econômicos
Mais de 36 mil pessoas cruzam o canal diariamente. Para elas, o túnel representará o fim das longas filas nas balsas e um ganho direto de tempo e qualidade de vida.
“É uma solução inovadora, que alia tecnologia de ponta a benefício social direto. Trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes em andamento no Brasil”, afirmou Costa Filho.
Do ponto de vista logístico, o impacto também será significativo para o porto de Santos, o maior da América Latina.
“O Túnel Santos–Guarujá não apenas conecta cidades, mas integra a logística portuária da região, tornando o transporte de cargas mais eficiente e seguro. É um marco estratégico para o Brasil”, destacou Alex Ávila, secretário Nacional de Portos.