Encontro discutirá cartas-consulta e avanços do FCO em 2025, incluindo destaque para o FCO Mulheres, que dispensa carta-consulta.

Por Karol Peralta
O Escritório de Investimentos do Sicredi, em Campo Grande, recebe no dia 12 de dezembro a 12ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do FCO (CEIF/FCO), que irá analisar cartas-consulta de empresários e produtores interessados em acessar recursos do Fundo Constitucional ainda em 2025.
Sicredi amplia liberações e projeta melhor desempenho histórico do FCO
De janeiro a novembro, o Sicredi movimentou mais de R$ 54 milhões em operações do FCO, registrando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024. A instituição afirma que trabalha para utilizar 100% da dotação orçamentária destinada ao Estado e reforça a importância do Fundo como mecanismo de investimento produtivo.
Criado para estimular o desenvolvimento econômico do Centro-Oeste, o FCO oferece condições diferenciadas, como juros subsidiados, prazos mais longos, carência ampliada e linhas para investimento e capital de giro. Entre as modalidades, o FCO Mulheres tem se destacado por oferecer um benefício exclusivo: não exige carta-consulta, tornando o processo mais rápido e acessível para empreendedoras e produtoras rurais.
Essa dispensa reduz etapas e agiliza a análise das propostas, fortalecendo a inclusão produtiva feminina no setor empresarial e no campo.
Fundo segue como impulsionador da economia regional
Para o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, representante do Sicredi nos Conselhos do FCO em Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, o Fundo permanece como um dos principais vetores de fortalecimento econômico na região.
“O Sicredi está trabalhando para que 2025 seja o melhor ano de liberações da nossa história no FCO. O foco segue na agilidade de acesso ao crédito, na adequação do ticket médio e na pulverização das operações, ampliando o alcance entre nossos associados. O FCO continua sendo uma das alternativas mais vantajosas para empresários e produtores, por oferecer condições diferenciadas e taxas subsidiadas”, afirma.
Além de atender empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, o Fundo contribui para a geração de empregos, a modernização da produção, o desenvolvimento rural e urbano e o fortalecimento das cadeias econômicas. Programas como o FCO Mulheres ampliam o protagonismo feminino nos negócios e reforçam o alcance social da política de crédito.
Avaliação de projetos no CEIF/FCO
Em Mato Grosso do Sul, as cartas-consulta das demais linhas do Fundo são analisadas pelo CEIF/FCO, que verifica a compatibilidade dos projetos com as diretrizes de desenvolvimento estadual. O Sicredi atua como instituição operadora, sendo responsável pela contratação, acompanhamento e execução dos financiamentos aprovados.
Local da reunião
A reunião será realizada no Escritório de Negócios do Sicredi, localizado na Avenida Afonso Pena, 4323, em Campo Grande.





