Setor de Serviços avança 0,8% e retoma crescimento em fevereiro

Pesquisa do IBGE aponta crescimento de 0,8% no setor de serviços em fevereiro de 2025, com destaque para informação, comunicação e serviços prestados às famílias.

Por Karol Peralta

O setor de serviços do Brasil apresentou avanço de 0,8% em fevereiro de 2025, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE. O número representa uma recuperação frente à queda de 0,6% em janeiro e coloca o setor 16,2% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

📌 Com esse resultado, o setor está apenas 1% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em outubro de 2024.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o crescimento foi “disseminado”, com quatro das cinco atividades pesquisadas em alta. “Houve recuperação da perda verificada em janeiro”, destacou.


🔍 Desempenho por Atividade

Entre os destaques de crescimento em fevereiro:

  • 📡 Informação e comunicação: +1,8%
  • ♻ Outros serviços: +2,2% (como gestão de resíduos e atividades financeiras)
  • 💼 Serviços profissionais, administrativos e complementares: +1,1%
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Serviços prestados às famílias: +0,5% (com destaque para buffets e apoio à educação)

Esses dados mostram a diversificação do crescimento, impactando desde o setor tecnológico até serviços locais de apoio à comunidade.


📈 Ritmo Sustentado

No acumulado do 1º bimestre de 2025, o setor de serviços teve uma alta de 2,6% em comparação ao mesmo período de 2024. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento se mantém em 2,8%, reforçando um cenário positivo.


🗺️ Crescimento Regional

A alta foi observada em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para:

  • Mato Grosso: +24,9%
  • Amazonas: +14,2%
  • Distrito Federal: +9,2%
  • Santa Catarina: +2,1%
  • São Paulo: +0,8% (maior peso no índice nacional)

📌 Na comparação com fevereiro de 2024, 23 estados apresentaram crescimento, liderados por:

  • São Paulo: +5,7%
  • Rio de Janeiro: +5,5%
  • Mato Grosso: +10,9%
  • Distrito Federal: +9,0%
  • Paraná: +3,7%

📉 O que está por trás dos números?

Segundo Lobo, o bom desempenho de “outros serviços” está ligado a empresas de administração de cartões de crédito, atividades financeiras auxiliares e coleta de lixo. Já em serviços prestados às famílias, o avanço veio principalmente de buffets e empresas de apoio à educação.


🧩 Infográfico Complementar

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