Faturamento das padarias atinge R$ 153 bilhões em 2024 com aumento no fluxo de clientes e destaque para a Região Norte

Por Karol Peralta
O setor de panificação no Brasil encerrou 2024 com motivos para comemorar. O faturamento das padarias e confeitarias alcançou R$ 153,3 bilhões, o que representa um aumento expressivo de 10,9% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), esse avanço está diretamente ligado à volta do hábito de frequentar padarias como locais de socialização, refeições rápidas e até reuniões informais de trabalho. O fluxo de clientes nesses estabelecimentos cresceu 4,57% no último ano.
“A padaria voltou a ser o local para refeições rápidas, encontros e até reuniões de trabalho. Alcançamos um crescimento fantástico, pois foi quase quatro vezes maior que a performance do ano passado [2023] e reforça o quanto a padaria retomou seu posicionamento como um espaço versátil de serviços”, destacou Emerson Amaral, representante da Abip.
Um dos destaques do levantamento é a Região Norte, que liderou o crescimento de faturamento no setor de panificação, com uma alta de 16,3%. A Região Sudeste, apesar de concentrar o maior número de empresas do segmento, apresentou um crescimento de 8,8%.
A cidade de São Paulo segue na liderança com o maior número de estabelecimentos de panificação (21.358), seguida por Rio de Janeiro (12.191), Belo Horizonte (4.809), Brasília (4.723) e Salvador (4.005).
O relatório aponta que a modernização dos serviços, o atendimento mais personalizado, e a diversificação no cardápio — incluindo refeições completas, cafés especiais e espaços acolhedores — têm sido estratégias-chave para a valorização do mercado de panificação.
Com o bom desempenho registrado em 2024, o setor de panificação reforça seu papel não apenas na economia do setor de alimentos, mas também como espaço social e de convivência para milhões de brasileiros. A expectativa da Abip é de que os investimentos em inovação e experiência do cliente mantenham o setor em crescimento nos próximos anos.