Ampliação da comunicação pública prevê novas emissoras já no primeiro semestre e busca levar informação a regiões ainda sem cobertura

Por Karol Peralta
A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) deve passar por uma das maiores expansões de sua história em 2026, com a previsão de mais de 30 novas estações de rádio e televisão em diferentes regiões do Brasil já no primeiro semestre. A iniciativa integra o programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações e executado pela Anatel, com foco em ampliar o acesso à comunicação pública em municípios ainda não atendidos.
A expansão envolve a Rede Nacional de Comunicação Pública, iniciativa que reúne emissoras parceiras da Empresa Brasil de Comunicação. Segundo o presidente da EBC, Andre Basbaum, o movimento é estrutural para assegurar o direito à informação em áreas com lacunas de cobertura.
“Com esse avanço, vamos permitir que mais brasileiros tenham acesso a conteúdo de qualidade e confiável”, afirmou Basbaum.
O Brasil Digital tem como meta ampliar o serviço de radiodifusão digital terrestre e serviços associados em localidades onde a EBC e a Câmara dos Deputados ainda não possuem estações licenciadas. A implementação é feita por meio da seleção de instituições parceiras responsáveis pela administração local e pela infraestrutura básica, enquanto os investimentos federais contemplam a aquisição e instalação de transmissores, antenas, sistemas de recepção via satélite, nobreaks, racks, climatização e soluções de telesupervisão, além de serviços técnicos especializados.
A coordenação do programa envolve o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações, responsáveis pela política pública e pela regulação do setor.
Expansão registrada em 2025
Em 2025, a EBC colocou 14 novas estações em operação, em parceria com emissoras públicas regionais. Com isso, a TV Brasil passou a alcançar 120 milhões de brasileiros (63% da população). Já as rádios afiliadas à RNCP, vinculadas à Rádio Nacional e à Rádio MEC, chegaram a 59 milhões de pessoas (30%). O público que recebe simultaneamente a programação de rádio e TV soma 54 milhões (28%).
Municípios atendidos em 2025
TV Digital
- Pref TV em Caruaru (PE)
- Rede Minas em Divinópolis (MG)
- TV Brasil em Sapezal (MT)
- TV Educativa IFPR em Jacarezinho (PR)
- TV Nova Aldeia em Rio Branco (AC)
- TVE MS em Nova Andradina (MS)
Rádio FM
- Rádio Ceará FM, em Fortaleza (CE)
- Rádio IFPR, em Paranaguá (PR)
- Rádio Nova FM, em Cuiabá (MT)
- Rádio UENF, em Campos dos Goytacazes (RJ)
- Rádio UFES, em Vitória (ES)
- Rádio UFG, em Goiânia (GO)
- Rádio UFS FM, em Aracaju (SE)
- Rádio UniRV, em Rio Verde (GO)
O que é a RNCP
Criada a partir da lei que instituiu a EBC, a RNCP reúne emissoras públicas de rádio e televisão com o objetivo de promover conteúdos informativos, educativos, culturais e de entretenimento, fortalecendo a diversidade regional e a pluralidade na comunicação pública brasileira.





