Ex-deputado federal Fábio Trad se filia ao PT e integra projeto do partido para eleições estaduais de 2026 em MS

Por Karol Peralta
Em Brasília, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta quarta-feira (20) a filiação do ex-deputado federal Fábio Trad, dando início à construção do palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Mato Grosso do Sul para as eleições de 2026.
A confirmação ocorreu durante reunião com lideranças do PT, incluindo os deputados Vander Loubet, Camila Jara, Zeca do PT, Gleice Jane, o presidente estadual Vladimir Ferreira, e os vereadores de Campo Grande Landmark Rios e Jean Ferreira. O encontro foi conduzido pela ministra Gleisi Hoffmann.
Fábio Trad afirmou que seu objetivo inicial é conhecer o PT e ser conhecido pelo partido, trabalhando junto à direção e à base para consolidar o projeto estadual para 2026. A filiação oficial deve ocorrer durante o encontro estadual do PT, marcado para o dia 30 de agosto, quando também será empossado o novo diretório estadual e Vander Loubet assumirá a presidência do partido no estado.
O PT decidiu se afastar do governo Riedel e já planeja lançar candidatura própria ao governo estadual, com Fábio Trad como principal cotado. Para o Senado, o partido projeta a candidatura do deputado Vander Loubet. A meta do PT é eleger três deputados federais e cinco deputados estaduais no Mato Grosso do Sul.
Segundo Vander Loubet, a prioridade é construir uma frente em defesa da democracia, envolvendo partidos, movimentos sociais e sindicatos do campo de esquerda e progressista. “Estamos dando o primeiro passo para preparar o PT para os desafios de 2026, com foco na reeleição do presidente Lula. A vinda de Fábio Trad fortalece muito o partido no estado”, afirmou o deputado.

A ministra Gleisi Hoffmann destacou a importância da filiação de Fábio Trad e ressaltou o impacto positivo para o projeto estadual e nacional, afirmando que o fortalecimento do PT em Mato Grosso do Sul contribui para o projeto do presidente Lula em âmbito nacional.