Nova etapa amplia benefício para mais 950 mil famílias e permite recarga gratuita do botijão de 13kg em revendas credenciadas

Por Karol Peralta
Todas as capitais brasileiras passam a integrar o Programa Gás do Povo a partir desta segunda-feira (26). A nova fase da política pública amplia o atendimento para mais 950 mil famílias, que poderão realizar a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) em mais de 10 mil revendas credenciadas em todo o país.
Na segunda etapa de implementação do programa do Governo do Brasil, 17 capitais que ainda não haviam sido contempladas passam a receber o benefício. Entre elas estão Campo Grande, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus e Florianópolis.
Com a ampliação, o Programa Gás do Povo alcança o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses. Segundo dados oficiais, isso garante que a maioria das famílias beneficiadas tenha uma revenda de gás a até dois quilômetros de distância, estratégia considerada fundamental para combater a pobreza energética.
A previsão é de que o programa esteja em pleno funcionamento em março, quando deve atender 15 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, nos 5.571 municípios brasileiros. A iniciativa envolve os ministérios de Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Ministério de Minas e Energia e a CAIXA.
Para ter direito ao benefício, a família precisa ser beneficiária do Bolsa Família, possuir renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Também é necessário que o CPF do responsável familiar esteja regular.
A política pública busca reduzir o uso de alternativas como lenha, carvão e querosene, ainda comuns em regiões mais vulneráveis. O uso desses combustíveis é associado a riscos à saúde, especialmente para mulheres e crianças, além de aumentar a exposição a acidentes domésticos.
O acesso ao benefício pode ser consultado pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo, que também informa a localização das revendas credenciadas. Famílias sem acesso à internet podem utilizar o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da CAIXA ou informar o CPF do responsável familiar diretamente na revenda para validação do vale.
O Programa Gás do Povo substitui gradualmente o antigo Auxílio Gás dos Brasileiros e amplia em três vezes o número de famílias atendidas, priorizando a recarga direta do botijão como forma de garantir maior efetividade no acesso ao insumo essencial.





