Avaliação do Inep vai medir o conhecimento de professores e estudantes de licenciatura, com objetivo de fortalecer a formação docente e ampliar o número de professores efetivos nas redes públicas.

Por Karol Peralta
O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realiza no dia 26 de outubro a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), voltada a professores e estudantes de licenciatura da educação básica. O exame faz parte do programa Mais Professores, criado para valorizar o magistério, fortalecer a formação docente e aumentar o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino em todo o país.
Mais de 1,08 milhão de pessoas se inscreveram para participar da Prova Nacional Docente, que será aplicada em 750 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. O alto número de inscritos reflete, segundo o presidente do Inep, Manuel Palácios, o crescente interesse de profissionais e futuros educadores pela carreira pública.
“Professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades vão ter agora uma chance de acesso à carreira. Temos professores temporários e recém-formados que poderão participar de concursos públicos e ocupar cargos efetivos”, destacou Palácios em entrevista à Voz do Brasil.
A PND contará com 80 questões objetivas — 30 de formação geral e 50 específicas da área de licenciatura, além de uma questão discursiva. Ao todo, 17 áreas do conhecimento serão avaliadas, incluindo pedagogia, letras, matemática, ciências biológicas e história. O conteúdo segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica.
O exame é destinado a estudantes que concluem cursos de licenciatura em 2025, devidamente inscritos no Enade das Licenciaturas pelas instituições de ensino superior. Os resultados individuais da PND terão validade de três anos e poderão ser utilizados em concursos públicos e processos seletivos realizados por estados e municípios.
Até o momento, 22 estados e 1,5 mil municípios já aderiram à utilização da nota da PND como critério para admissão de professores efetivos.
O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível no Sistema PND, com acesso via plataforma Gov.br. O documento informa local de prova, número de inscrição e orientações gerais. No dia do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30 e termina às 19h.





