Zagueiro de 41 anos deixa o Fluminense e retorna ao clube português após duas décadas

Por Karol Peralta
O Porto, de Portugal, anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, de 41 anos, que acertou sua saída do Fluminense na última semana. O defensor assinou contrato com o clube português até o fim da temporada europeia de 2025/2026, com término previsto para junho de 2026.
Esta será a segunda passagem de Thiago Silva pelo Porto. O zagueiro já havia defendido a equipe B dos Dragões na temporada 2004/2005, no início da carreira internacional. Agora, retorna ao futebol português com status de jogador experiente e liderança reconhecida no cenário europeu.
Em declaração divulgada pelo clube, Thiago Silva afirmou estar motivado com o novo desafio e destacou o significado do retorno ao Porto após mais de 20 anos.
“Estou aqui para anunciar o meu regresso aos Dragões e dizer o quanto estou feliz e lisonjeado por esta oportunidade. Estou super motivado e espero poder ajudar da melhor maneira possível”, afirmou.
Com passagens por clubes de destaque como Milan, Paris Saint-Germain (PSG) e Chelsea, Thiago Silva construiu uma carreira marcada por títulos nacionais e internacionais, além de atuações consistentes em competições europeias.
Mesmo aos 41 anos, o zagueiro mantém o objetivo de seguir em alto nível e já declarou, em entrevistas recentes, que ainda sonha com uma convocação para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Saída do Fluminense
Na última quarta-feira (17), o Fluminense confirmou oficialmente a saída de Thiago Silva. Em nota, o clube informou que o jogador formalizou a rescisão contratual e encerrou sua segunda passagem pela equipe profissional.
Formado nas categorias de base do Fluminense, o zagueiro conquistou a Copa do Brasil de 2007 e somou 212 jogos e 19 gols com a camisa tricolor ao longo da carreira, consolidando-se como um dos nomes mais importantes da história recente do clube.





