Ação conjunta da PF e Gaeco cumpre mandados em cinco estados; grupo movimentava milhões em imóveis e dinheiro do tráfico

Por Karol Peralta
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco/MP/SP), deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Hetera, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.
Cerca de 40 policiais federais foram mobilizados para cumprir oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Por questões de sigilo, os municípios onde estão localizados os alvos não foram divulgados.
Investigação identificou lavagem de dinheiro em imóveis
Segundo a investigação, o grupo criminoso movimentava recursos provenientes do tráfico de drogas e utilizava o dinheiro ilícito para adquirir imóveis em nome de terceiros, contando com o apoio de comerciantes locais para dar aparência de legalidade às transações.
Durante a apuração que antecedeu a operação desta terça-feira, a PF já havia apreendido 217 quilos de drogas, além de R$ 7,2 milhões e US$ 798 mil em espécie, encontrados em um caminhão utilizado pelo grupo criminoso.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão, dependendo da condenação em cada um dos delitos.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a origem e o destino dos recursos ilícitos.