Polícia apreende bombas e prende quatro suspeitos ligados a facção criminosa em Dourados

Operação do SIG e Defron no Leste de Dourados encontra artefatos explosivos, drogas, armas e prende integrantes de facção investigada por homicídios e disputa pelo tráfico.

Por Karol Peralta

Uma operação conjunta do Setor de Investigações Gerais (SIG) e da Delegacia Especializada de Repressão e Combate aos Crimes de Fronteira (Defron) resultou na apreensão de duas bombas e na prisão de quatro pessoas ligadas a uma facção criminosa que atua no Leste de Dourados. A ação foi realizada na tarde de quarta-feira (13), nos bairros Vila São Braz e Jardim Canaã IV.

Segundo o delegado da Defron, Marcos Werneck Pereira, os artefatos explosivos seriam utilizados para intimidar não apenas rivais, mas também testemunhas de crimes cometidos pelo grupo.

“No contexto de tentativa de domínio do local, seria uma intimidação da população, e a utilização de artefatos explosivos demonstra o grande poder e controle exercido para intimidar testemunhas e possíveis colaboradores da polícia”, afirmou Werneck em coletiva nesta quinta-feira (14).

Durante a operação, além das bombas, foram apreendidos drogas, um revólver calibre .38, mais de 30 munições, uma motocicleta e cerca de R$ 2,5 mil em dinheiro.

Ligação com homicídios

De acordo com as investigações, a ação faz parte de uma resposta policial à escalada de violência na região, que já contabiliza crimes graves ligados à disputa pelo tráfico de drogas. No dia 30 de maio, o adolescente Vitor Fabrício Ogeda Silva, de 15 anos, foi assassinado no Jardim Canaã IV. Dias depois, houve uma tentativa de homicídio também atribuída ao conflito entre facções.

O delegado chefe do SIG, Lucas Albe Veppo, destacou que a área é um ponto estratégico para grupos criminosos.

“Esse é um local bastante visado, especialmente porque há uma disputa entre facções na região pelo controle do tráfico de drogas. Já houve um homicídio em maio e uma tentativa de homicídio há cerca de 10 dias”, disse.

Objetivo da operação

Ainda segundo Veppo, as forças policiais têm atuado para enfraquecer o poder desses grupos criminosos.

“Tentamos enfraquecê-los tanto na questão do tráfico de drogas quanto financeiramente, além de retirar armas de fogo das ruas para evitar novos ataques e confrontos. São jovens da região que, desde cedo, se envolvem em atividades ilícitas, como tráfico e crimes patrimoniais, atuando junto à facção que domina o local”, completou.

Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br