Com ritmo acelerado, semeadura da soja supera média histórica e mesmo sob irregularidade climática, destaque vai para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná

Por Karol Peralta
O plantio de soja da safra 2025/2026 segue em ritmo acelerado no Brasil e já cobre 23,27% da área total, conforme levantamento divulgado na sexta-feira (17) pela consultoria Pátria AgroNegócios. O percentual representa um avanço expressivo em relação ao mesmo período do ano passado, quando a semeadura estava em 9,33%.
De acordo com a consultoria, o resultado também supera os números de 2023, que estavam em 17,35%, e a média dos últimos cinco anos, estimada em 16,20%. Mesmo diante de irregularidades climáticas observadas em várias regiões, a evolução da safra demonstra a força do agronegócio brasileiro neste início de ciclo.
Os principais destaques do avanço vêm do norte do Mato Grosso, do sul do Mato Grosso do Sul e do estado do Paraná, onde as condições climáticas têm favorecido a semeadura rápida da soja. “Rápido avanço da semeadura na porção mais ao norte do Mato Grosso, no sul do Mato Grosso do Sul e no Paraná são os destaques no momento. Chuvas seguem irregulares no curto prazo”, informou a Pátria AgroNegócios em nota.
A consultoria ressalta que o cenário de chuvas irregulares pode influenciar o ritmo das próximas semanas, mas o desempenho atual reforça o otimismo com a safra 2025/2026. O Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa, mantém expectativa de colher mais uma safra recorde, dependendo da regularização das chuvas nas principais regiões agrícolas.





