SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

PIB do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre e mantém sequência de 17 altas seguidas

Economia registra estabilidade, mas acumula avanço de 2,7% em quatro trimestres, segundo o IBGE

Por Karol Peralta

A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 na comparação com o período anterior, mantendo a sequência de 17 expansões trimestrais consecutivas, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (4). Apesar de representar estabilidade, o resultado confirma trajetória de avanço constante do PIB.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou alta de 0,1% entre julho e setembro de 2025, em relação ao segundo trimestre. Embora seja considerado um movimento de estabilidade pelo IBGE, o desempenho garante a 17ª expansão seguida, reafirmando um ciclo contínuo de crescimento da economia brasileira.

Na comparação com o mesmo período de 2024, o PIB registrou avanço de 1,8%, enquanto no acumulado de quatro trimestres a expansão chegou a 2,7%. De acordo com o instituto, o valor total da produção nacional alcançou R$ 3,2 trilhões.

Desempenho dos setores

No recorte setorial, a indústria liderou o crescimento trimestral com alta de 0,8%, impulsionada pelos resultados das indústrias extrativas (1,7%), da construção (1,3%) e da transformação (0,3%). O segmento de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos recuou 1,0%.

A agropecuária avançou 0,4%, enquanto os serviços, responsáveis pela maior fatia do PIB, ficaram praticamente estáveis (0,1%). Dentro dos serviços, as atividades que mais cresceram foram:

  • Transporte, armazenagem e correio: +2,7%
  • Informação e comunicação: +1,5%
  • Atividades imobiliárias: +0,8%

Segundo Claudia Dionísio, analista das Contas Trimestrais do IBGE, o desempenho do setor de transportes está ligado ao escoamento da produção extrativa mineral e agropecuária. Já o comércio avançou 0,4% no trimestre.

Consumo e investimentos

Pelo lado das despesas, o consumo das famílias registrou estabilidade (0,1%), enquanto o consumo do governo cresceu 1,3%. Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) — indicador de investimentos — apresentou alta de 0,9%, sugerindo fortalecimento da capacidade produtiva do país.

O que é o PIB

O PIB representa o total de bens e serviços produzidos em uma localidade dentro de determinado período. O cálculo leva em conta pesquisas de setores como indústria, comércio e serviços, evitando dupla contagem para medir apenas o valor final dos produtos adquiridos pelo consumidor.

Apesar de essencial para acompanhar o desempenho econômico, o PIB não reflete diretamente a distribuição de renda ou a qualidade de vida da população.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br