Levantamento feito com 1.000 eleitores mostra avaliação negativa da gestão atual, lista os prefeitos mais criticados e revela o que os moradores fariam para melhorar Campo Grande nos 126 anos da Capital.

Por Karol Peralta
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, a pedido da Rede de Rádios Top FM, revelou a percepção da população sobre os 126 anos de Campo Grande e avaliou os prefeitos que marcaram a história da Capital de Mato Grosso do Sul. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 15 de agosto, com 1.000 eleitores a partir de 16 anos, abrangendo as sete regiões urbanas, além dos distritos de Anhandui, Rochedinho e a zona rural. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Pior prefeita da história
Quando perguntados sobre quem foi o pior prefeito ou prefeita de Campo Grande, 40% dos entrevistados apontaram a atual gestora Adriane Lopes como a pior administradora da história. Em segundo lugar, 26% mencionaram Alcides Bernal e 22% citaram Gilmar Olarte. Outros nomes foram citados por 3% dos eleitores, enquanto 9% não souberam ou não responderam.
Avaliação da gestão atual
O Instituto também questionou os moradores sobre a avaliação da gestão de Adriane Lopes. Segundo os dados, 56% classificaram a administração como ruim ou péssima, enquanto 25% avaliaram como boa ou ótima. Outros 14,8% consideraram a gestão regular e 4,2% não souberam ou não responderam.

O que a população faria no lugar do prefeito
A pesquisa ainda levantou quais seriam as prioridades dos campo-grandenses caso ocupassem o cargo de prefeito. As respostas indicam que a saúde é a maior preocupação: 30% disseram que investiriam mais no setor e 25,4% afirmaram que contratariam mais médicos e comprariam mais medicamentos.
Outras áreas também foram citadas: 20% combateriam a corrupção, 15% investiriam em infraestrutura e tecnologia, 12,4% demitiriam comissionados, 9,6% ajudariam a população carente, 8% cuidariam de animais e do meio ambiente, 7,4% investiriam em segurança pública, 6,8% buscariam parcerias com o governo federal, 5,2% promoveriam limpeza da cidade e 5% colocariam mais ônibus em circulação. Houve ainda 4,4% que priorizariam a própria família, 3,6% outras ações e 4,8% não responderam.

Melhores prefeitos da Capital
O levantamento também perguntou quem foi o melhor prefeito de Campo Grande. André Puccinelli liderou com 44% das respostas, seguido por Nelsinho Trad, com 30,6%, e Lúdio Coelho, com 11%. Em seguida aparecem Levy Dias (4,2%), Marquinhos Trad (2%) e Juvêncio César da Fonseca (1,2%). Outros nomes foram citados por 1% dos entrevistados e 6% não souberam responder.

Retrato dos 126 anos de Campo Grande
Os números revelam um retrato da relação da população com a história política da cidade no momento em que Campo Grande completa 126 anos de fundação. A pesquisa mostra tanto a insatisfação com a administração atual quanto os desafios que os moradores consideram prioritários para o futuro da Capital Morena.