Palmeiras assume liderança do Brasileirão com virada épica sobre São Paulo e tropeço do Flamengo

Verdão vence clássico paulista por 3 a 2, Flamengo é derrotado pelo Bahia em Salvador e Palmeiras chega ao topo do Campeonato Brasileiro 2025

Por Karol Peralta

A fé do torcedor do Palmeiras foi colocada à prova neste domingo (5). Primeiro, ao buscar uma virada épica diante do São Paulo, no Morumbi, por 3 a 2, depois de ir para o intervalo perdendo por 2 a 0. Em seguida, a liderança só se concretizou com a derrota do Flamengo para o Bahia em Salvador, resultado que beneficiou o Verdão e o colocou no topo da tabela do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras e a virada histórica no clássico paulista

O Palmeiras iniciou a rodada com 52 pontos, três a menos que o Flamengo. Uma vitória no clássico significaria a igualdade em pontos com o Rubro-Negro, mas vantagem no primeiro critério de desempate: número de vitórias (17 a 16). No Morumbi, os atacantes Luciano e Gonzalo Tápia marcaram para o São Paulo ainda no primeiro tempo, podendo garantir a primeira vitória sobre o Palmeiras como mandante no Brasileirão desde 2017.

Na segunda etapa, o Palmeiras mudou completamente o cenário. Vitor Roque diminuiu a vantagem aos 24 minutos, Flaco Lopez empatou aos 28 e, aos 43, Ramon Sosa decretou a virada alviverde, levando o Verdão a 55 pontos e à liderança provisória. O São Paulo, estacionado nos 38 pontos, perdeu a chance de se aproximar da zona de classificação para a Libertadores, o G-6.

Bahia derruba Flamengo e confirma liderança palmeirense

A rodada decisiva teve desfecho em Salvador, na Arena Fonte Nova. O Bahia abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo com gol de Willian José, após expulsão de Danilo do Flamengo. No segundo tempo, o Rubro-Negro ainda sofreu nova expulsão, com Wallace Yan deixando o time com dois jogadores a menos. A vitória por 1 a 0 custou caro: o Flamengo perdeu a liderança, permitindo que o Palmeiras assumisse o topo da tabela.

O Bahia chegou aos 43 pontos, empatado com o Botafogo, mas permanece atrás por saldo de gols, enquanto o Flamengo segue na segunda posição, com 52 pontos.

Vasco e Fortaleza também brilham em rodada de emoções

No Rio de Janeiro, o Vasco venceu o Vitória por 4 a 3 em jogo dramático transmitido pela Rádio Nacional. O Cruzmaltino abriu vantagem, levou virada ainda no primeiro tempo, mas reagiu com gols de Rayan e GB nos acréscimos, garantindo três pontos importantes. Com 33 pontos, o Vasco abre oito pontos do Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento.

Em Caxias do Sul, o Fortaleza venceu o Juventude por 2 a 1 de virada, com gols de Eros Mancuso e Adam Bareiro, enquanto Rafael Bilu marcou para os gaúchos. O Leão do Pici foi a 24 pontos, saindo da lanterna e ultrapassando o Juventude, que permanece com 23 pontos na 19ª posição.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br