Academia divulga lista a partir das 10h30 e cinema brasileiro pode alcançar até nove indicações

Por Karol Peralta
A 98ª edição do Oscar entra em sua fase decisiva nesta quinta-feira (22), com o anúncio oficial dos indicados marcado para as 10h30 (horário de Brasília). A divulgação encerra a primeira etapa de votação da temporada de premiações e define quais filmes e profissionais disputarão as estatuetas mais cobiçadas do cinema mundial.
Anúncio encerra primeira fase de votação
A lista será revelada pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Ampas), após o fim da votação inicial, concluída na última sexta-feira (16). Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica — entre atores, diretores, roteiristas e técnicos — participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas áreas de atuação.
A exceção é a categoria de Melhor Filme, definida pelo voto de todos os membros da academia.
A transmissão oficial poderá ser acompanhada ao vivo pelo site Oscar.org, com apresentação da atriz Danielle Brooks e do ator Lewis Pullman, em inglês.
Cinema brasileiro chega fortalecido
Depois de uma temporada internacional marcada por prêmios e repercussão crítica, o cinema brasileiro chega ao anúncio dos indicados em posição de destaque. O principal nome é O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que aparece na lista prévia de Melhor Filme Internacional e também figura entre os pré-selecionados de Melhor Direção de Elenco.
O longa venceu recentemente o Globo de Ouro de Filme Internacional e também garantiu o prêmio de atuação para Wagner Moura, ampliando a expectativa por uma presença expressiva do Brasil entre os indicados.
Documentários e curtas ampliam chances do país
Além do destaque na ficção, o Brasil também marca presença em outras categorias. Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa, aparece na pré-lista de Melhor Documentário de Longa-Metragem. Já o curta Amarela, dirigido por André Hayato Saito, concorre na categoria de Melhor Curta-Metragem em Live Action.
Outros destaques incluem o documentário Yanuni e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, presente nas pré-listas técnicas pela produção independente americana Sonhos de Trem. No total, a expectativa é que o Brasil possa alcançar até nove indicações nesta edição.
Cerimônia acontece em março
A cerimônia de entrega do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, no tradicional Dolby Theatre, reunindo os principais nomes da indústria cinematográfica mundial.





