
Campanha nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes mobiliza mais de 45 mil agentes e resulta em prisões, apreensões e resgates em todo o país.
Por Karol Peralta
🛑 O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes ganhou reforço em todo o Brasil com a Operação Caminhos Seguros, que já resultou em 472 prisões de adultos, 147 apreensões de menores de idade e o resgate de 80 crianças e adolescentes. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (15), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), durante o Dia D da campanha nacional de enfrentamento à violência infantojuvenil.
🚓 A operação, que começou em 30 de abril e segue até 30 de maio, conta com a participação de mais de 45 mil agentes de segurança e abrange 421 municípios brasileiros. As ações incluem fiscalização de mais de 8 mil locais, abordagens a mais de 300 mil suspeitos, além da vistoria de 170 mil veículos.
📦 Entre os materiais apreendidos estão 69 armas de fogo, mais de 29 toneladas de drogas e 152 arquivos com conteúdo de pornografia infantil. Ao todo, mais de R$ 4 milhões estão sendo investidos em diárias para garantir o reforço policial e ampliar o alcance das ações.
🎯 A Caminhos Seguros está em sua quinta edição e foi criada para integrar esforços de segurança pública federal, estadual e municipal, aliando operações repressivas a campanhas educativas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) com apoio da PRF, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, Conselhos Tutelares e secretarias de segurança dos 26 estados e do DF.
🗣️ Para o diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, a operação reforça o papel do Estado na proteção dos direitos da infância. “Estamos unindo forças, de Norte a Sul do País, para garantir um futuro mais seguro e digno para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
📞 As denúncias de violência podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
🔎 A Operação Caminhos Seguros é mais do que repressão: é uma campanha de conscientização nacional. Os resultados parciais demonstram o compromisso firme do poder público em proteger a infância brasileira contra toda forma de violência e abuso.
👶 O MJSP reforça que, mesmo após o encerramento da operação, o combate à violência infantojuvenil segue como prioridade permanente nas ações de segurança pública do país.