Com a inclusão de cinco novos esportes e destaque para a igualdade de gênero, os Jogos Olímpicos de 2028 prometem marcar uma nova era no esporte mundial

Por Karol Peralta
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (9) as principais novidades do programa oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, e a edição já entra para a história: será a primeira com maioria de atletas mulheres, com 5.655 vagas femininas e 5.543 masculinas, totalizando 11.198 atletas.
A busca por igualdade de gênero é um dos pilares do evento e se reflete também nas provas e esportes coletivos. Pela primeira vez, o futebol feminino terá mais seleções que o masculino, com 16 equipes femininas contra 12 masculinas — o inverso do que ocorreu em Paris 2024.
Além disso, cinco novas modalidades foram incluídas no programa olímpico:
- Beisebol/softbol
- Críquete
- Flag football
- Lacrosse
- Squash
Esses esportes ampliarão a diversidade cultural e esportiva dos Jogos, conectando ainda mais o evento a públicos de diferentes regiões do mundo.
A nova edição também contará com 351 eventos com medalha, 22 a mais do que os Jogos de Paris, e 25 provas mistas, reforçando a integração entre gêneros.
👟 Novidades nas modalidades:
- Natação: provas de 50m costas, borboleta e peito para homens e mulheres.
- Atletismo: inclusão do revezamento 4x100m misto e meia-maratona em ambos os gêneros.
- Basquete 3×3: aumento para 12 equipes por gênero.
- Boxe: novas categorias femininas, incluindo o peso +80kg.
- Ginástica e golfe: inclusão de eventos mistos por equipes.
- Tênis de mesa: sai a disputa por equipes e entram eventos mistos e de duplas.
- Remo: estreia do remo costal e inclusão de eventos mistos.
Segundo a secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, a decisão representa “um marco histórico para o movimento olímpico e um sinal claro de que estamos no caminho certo ao investir na formação e valorização das mulheres no esporte”.
⚽ Igualdade também nos esportes coletivos
Outra inovação importante será a igualdade total no número de seleções masculinas e femininas nas modalidades coletivas, como polo aquático, basquete e handebol. Essa mudança promove maior representatividade e reforça o compromisso do COI com a equidade no esporte mundial.
Com a combinação entre novos esportes, avanços na inclusão de mulheres e uma programação modernizada, Los Angeles 2028 promete ser uma das Olimpíadas mais inovadoras de todos os tempos.