
Em noite tensa na Vila Belmiro, Neymar leva vermelho, Santos perde para o Botafogo e futuro do craque permanece indefinido com contrato perto do fim
Por Karol Peralta
A derrota do Santos por 1 a 0 para o Botafogo, neste domingo (1º), na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode ter marcado o último jogo de Neymar com a camisa do Peixe. O craque, que tem contrato com o clube até 30 de junho, foi expulso após um lance inusitado e deixou o campo sob vaias e aplausos divididos.
Aos 29 minutos do segundo tempo, após chute de Álvaro Barreal e rebote do goleiro John, Neymar usou a mão para empurrar a bola para o fundo da rede. O gol foi anulado, e como o camisa 10 já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso.
Com a expulsão, e considerando a pausa do Brasileirão para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, Neymar só volta a campo pelo Santos caso haja uma renovação contratual, o que ainda está indefinido. O próximo jogo do Peixe seria no dia 12 de junho, contra o Fortaleza, na Arena Castelão, mas o atacante está suspenso.
Mesmo com um homem a mais em campo, o Botafogo só conseguiu balançar as redes aos 41 minutos do segundo tempo. Em lance inesperado, o atacante Artur cruzou da ponta direita, e a bola entrou direto, enganando o goleiro Gabriel Brazão. Foi o primeiro gol do time carioca como visitante nesta edição do campeonato.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 15 pontos e ocupa a oitava colocação. Já o Santos, com apenas duas vitórias em 11 jogos, soma oito pontos e permanece na zona de rebaixamento, em 18º lugar.
⚽ Outros destaques da 11ª rodada:
- Grêmio 2 x 0 Juventude – O Tricolor gaúcho venceu fora de casa com gols de Martin Braithwaite e Cristian Oliveira. O Juventude segue sem vencer há oito rodadas.
- Mirassol 1 x 0 Sport – O Leão do interior paulista chegou à terceira vitória nos últimos quatro jogos, com gol de Reinaldo, de pênalti. O Sport continua na lanterna com apenas três pontos.
- Bahia 2 x 1 São Paulo – William José marcou duas vezes para o Esquadrão de Aço, que chegou a 18 pontos e subiu provisoriamente para a quinta colocação.
- Red Bull Bragantino 2 x 0 Vasco – A vitória em São Januário levou o time paulista à liderança temporária da competição, com 23 pontos. O Vasco está perto da zona de rebaixamento.
⚠️ A 11ª rodada foi marcada por jogos decisivos, golaços, polêmicas e mudanças na tabela. E o futuro de Neymar segue sendo uma das grandes novelas do futebol brasileiro em 2025.
📅 Fique ligado para mais atualizações sobre o Brasileirão!