
Com retomada do Salgado Filho e alta no turismo em SC e PR, aeroportos do Sul registram 7,2 milhões de passageiros entre janeiro e abril
Por Karol Peralta
A movimentação nos principais aeroportos do Sul do Brasil segue em alta em 2025. Entre os meses de janeiro e abril, os cinco maiores terminais da região somaram 7,2 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques em voos domésticos e internacionais. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e representam um crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando o número foi de 6,7 milhões.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o aumento reflete o aquecimento da economia. “Estamos em um momento histórico de recuperação, com previsão de crescimento do PIB acima de 2% e menor índice de desemprego já registrado no país. Na região Sul, a retomada da operação do Aeroporto Salgado Filho, com retorno de voos internacionais, deve melhorar ainda mais a taxa de movimentação, sobretudo no inverno”, declarou.
Santa Catarina lidera crescimento com Florianópolis e Navegantes
O Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC) foi o que mais cresceu proporcionalmente: 1,8 milhão de passageiros, um salto de 26% ou 381 mil pessoas a mais que em 2024. A expansão está diretamente ligada ao apoio logístico prestado ao Rio Grande do Sul após as enchentes de maio do ano passado, com criação de uma rede aérea emergencial.
Já o Aeroporto Internacional de Navegantes, também em Santa Catarina, recebeu 719 mil passageiros, cerca de 9 mil a mais que em 2024. A proximidade com Balneário Camboriú, o parque Beto Carrero World e o Vale Europeu fazem da unidade um ponto estratégico para o turismo no estado.
Rio Grande do Sul recupera operação do Salgado Filho
Após ficar fechado por quase sete meses devido às enchentes de 2024, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar integralmente em dezembro do mesmo ano. Em 2025, já movimentou 2 milhões de passageiros, posicionando-se como o mais movimentado do Sul e o nono do país.
A reestruturação do terminal envolveu mais de 70 contratos e cerca de 700 trabalhadores, com apoio do Governo Federal, estadual e municipal, além da concessionária aeroportuária.
Paraná também registra alta com destaque para Foz do Iguaçu
No Paraná, o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, localizado próximo a Curitiba, teve um aumento de 6% na movimentação, somando 1,8 milhão de passageiros no primeiro quadrimestre de 2025.
Já o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu apresentou uma alta de 9,2%, totalizando 735 mil passageiros. A cidade, na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, é referência em turismo de natureza, com destaque para as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu e o Parque das Aves.
Previsão otimista para o inverno
A chegada do inverno deve impulsionar ainda mais a aviação na região Sul. De acordo com dados de 2019, antes da pandemia, os principais aeroportos da região movimentaram 7,5 milhões de passageiros entre junho e agosto. A previsão para 2025 é superar essa marca, impulsionada por voos turísticos e a plena operação dos terminais.
O cenário positivo reforça a importância da aviação como vetor de desenvolvimento regional, gerando empregos, renda e oportunidades nos três estados do Sul do Brasil.