SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Moraes comunica Câmara sobre perda de mandato de Alexandre Ramagem, foragido nos EUA

STF determina que Mesa Diretora oficialize cassação após condenação por participação em trama golpista; deputado está em Miami e descumpriu ordem judicial

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por Karol Peralta

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta terça-feira (25) que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), seja oficialmente comunicado sobre a perda do mandato de Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por participação na trama golpista e atualmente foragido nos Estados Unidos.

A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes autorizou a execução das penas impostas ao deputado e a outros envolvidos no esquema investigado pela Corte. Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi sentenciado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, segundo o processo analisado pela Primeira Turma do Supremo.

Com a condenação, o tribunal determinou que a Mesa Diretora da Câmara cumpra a ordem e declare o fim do mandato. A cassação havia sido definida em 11 de setembro, quando o colegiado concluiu o julgamento dos réus.

Em sua decisão, Moraes reforçou que a Constituição estabelece o procedimento:
“Oficie-se à presidência da Câmara dos Deputados sobre a perda do mandato parlamentar, o qual deverá ser declarada pela Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do artigo 55, III, e § 3º, da Constituição Federal.”

Fuga para os Estados Unidos

O deputado está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Na semana passada, o site PlatôBR registrou imagens de Ramagem entrando em um condomínio da cidade, mesmo após determinação que o impedia de deixar o Brasil.

Durante a investigação, o ministro havia proibido Ramagem de sair do país e ordenou a entrega de todos os passaportes nacionais e estrangeiros. A fuga foi descoberta após a divulgação do vídeo.

Câmara não foi comunicada da saída de Ramagem

A Câmara dos Deputados informou que não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o afastamento de Ramagem do território brasileiro e que não autorizou missão oficial no exterior. Segundo a Casa, o parlamentar apresentou atestados médicos que cobriam os períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.

Com a ordem do STF, a Mesa Diretora deve agora formalizar a perda do mandato.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br