Ministério da Saúde confirma 15 mortes por intoxicação por metanol após consumo de bebidas adulteradas

País registra 103 notificações, com 59 casos confirmados e 15 óbitos; São Paulo concentra a maioria das ocorrências, segundo atualização do Ministério da Saúde.

Por Karol Peralta

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, atualizou na quarta-feira (29) os dados sobre intoxicações por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, foram registradas 103 notificações, sendo 59 casos confirmados, 44 em investigação e 15 mortes em cinco estados do país.

O estado de São Paulo segue liderando o número de casos, com 46 confirmações, sete em investigação e nove mortes. Outras 446 notificações foram descartadas. Além de São Paulo, há casos confirmados em Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Em relação aos casos ainda sob análise, Pernambuco investiga 21 ocorrências, seguido por Piauí (5), Paraná (4), São Paulo (7), Rio de Janeiro (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).

Dos 59 casos confirmados, 15 evoluíram para óbito — sendo nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Outros nove óbitos seguem em investigação, distribuídos entre Pernambuco (3), Paraná (2), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1) e São Paulo (2). No total, 35 notificações de mortes foram descartadas.

Para enfrentar a crise, o Ministério da Saúde criou a Sala de Situação Nacional – Intoxicação por Metanol, que atua no monitoramento contínuo e na coordenação de ações intersetoriais diante do avanço dos casos. O órgão reforça que o consumo de bebidas alcoólicas sem procedência pode causar cegueira, insuficiência renal e morte.

As atualizações dos dados são publicadas às segundas, quartas e sextas-feiras, após as 17h, com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br