Brasileira disputa o Prêmio Marta após marcar golaço pela NWSL, repetindo feito de 2024 e concorrendo novamente ao título de gol mais bonito da temporada.

Por Karol Peralta
A atacante brasileira Marta, ícone do futebol mundial, voltou a ser destaque internacional ao ser indicada nesta quinta-feira (13) ao prêmio de gol mais bonito da temporada no futebol feminino do Fifa The Best. A jogadora tenta conquistar novamente o Prêmio Marta, honraria que recebeu no fim de 2024 e que leva o seu próprio nome desde então.
A indicação veio graças ao golaço marcado na vitória do Orlando Pride sobre o Kansas City Current por 3 a 2, em 17 de novembro de 2024, pela NWSL, a principal liga feminina dos Estados Unidos. Aos 37 minutos do segundo tempo, Marta dominou a bola no meio-campo, arrancou em velocidade até a área adversária, aplicou um corte seco para superar duas defensoras, driblou a goleira e finalizou para o gol vazio — uma jogada que rapidamente viralizou nas redes e destacou a habilidade da brasileira.
Além de Marta, disputam o Prêmio Marta outras dez jogadoras: Jordyn Bugg (EUA), Mariona Caldentey (Espanha), Ashley Cheatley (Inglaterra), Kyra Cooney-Cross (Austrália), Jon Ryong-jong (Coreia do Norte), Vivianne Miedema (Holanda), Kishi Núñez (Argentina), Lizbeth Ovalle (México), Ally Sentnor (EUA) e Khadija Shaw (Jamaica).
Prêmio Puskás
Também nesta quinta-feira, a Fifa divulgou os indicados ao Prêmio Puskás, versão masculina da premiação, e o Brasil aparece entre os finalistas com dois representantes. O atacante Alerrandro concorre com o golaço de bicicleta marcado durante partida entre Vitória e Cruzeiro pela última edição do Campeonato Brasileiro.
O segundo brasileiro entre os finalistas é o meia-atacante Lucas Ribeiro, do Mamelodi Sundowns (África do Sul), autor de um belo gol sobre o Borussia Dortmund (Alemanha) durante a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Entre os demais candidatos ao Puskás estão Alessandro Deiola (Itália), Pedro de la Vega (Argentina), Santiago Montiel (Argentina), Amr Nasser (Egito), Carlos Orrantía (México), Declan Rice (Inglaterra), Rizky Ridho (Indonésia), Kévin Rodrigues (França) e Lamine Yamal (Espanha).





