SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Mais Médicos abre mais de 3 mil vagas para ampliar atendimento no SUS e reduzir filas

Distribuição prioriza regiões com menos médicos por habitante, conforme Demografia Médica 2025; inscrições vão até 8 de maio

Por Karol Peralta

O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (2), um novo edital do Programa Mais Médicos com o objetivo de ampliar o acesso da população à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimento especializado. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.174 vagas, sendo 3.066 destinadas a 1.620 municípios e outras 108 para os 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As inscrições começam na segunda-feira (5) e seguem até 8 de maio.

A distribuição das vagas leva em consideração a nova edição da Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante em diferentes regiões do Brasil. O foco do programa continua sendo as áreas de maior vulnerabilidade social e menor cobertura médica, incluindo cidades de pequeno porte (75,1% das vagas), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa Mais Médicos é fundamental para agilizar o acesso dos cidadãos à média e alta complexidade do SUS, além de fortalecer a atenção primária.

“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS”, afirmou o ministro.

Os profissionais atuarão nas equipes de Saúde da Família, promovendo o acompanhamento contínuo dos pacientes e, quando necessário, encaminhando para consultas com especialistas. Todas as informações são integradas via Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), garantindo maior coordenação e qualidade no atendimento.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, o programa também promove a qualificação dos médicos participantes.

“O Mais Médicos não apenas leva assistência médica a quem mais precisa, mas também oferece formação continuada aos profissionais, com especialização, mestrado e doutorado na área de Saúde da Família”, explicou.

As oportunidades contemplam três perfis de profissionais: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. Para os dois últimos, é exigida aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que capacita os profissionais para atuar nas condições específicas das regiões contempladas.

Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil médicos em atuação em mais de 4.200 municípios, beneficiando mais de 63 milhões de brasileiros. O objetivo do programa é alcançar a marca de 28 mil profissionais.

Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco histórico, com 601 médicos atuando nos DSEIs, o maior número já registrado nessas regiões.


Cadastro Reserva garante reposição ágil

Outra novidade importante do edital é o cadastro reserva, implantado em março. Ele permite que municípios e DSEIs solicitem a substituição rápida de profissionais quando houver necessidade, agilizando o preenchimento das vagas e garantindo a continuidade do atendimento médico.

Mais de 2.450 municípios e 8 DSEIs já aderiram ao cadastro reserva, que se tornou uma estratégia essencial para manter a presença de médicos em regiões críticas.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *