Mais de 130 milhões de brasileiros acessam GOV.BR em 2025; uso de serviços digitais cresce significativamente

Plataforma GOV.BR registra 130,6 milhões de usuários únicos, alta de 41% em relação a 2024; Assinatura Digital e serviços como Meu INSS e Meu SUS são os mais populares

Por Karol Peralta

Mais da metade da população brasileira já utilizou os serviços digitais disponíveis no GOV.BR em 2025. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ao todo, 130,6 milhões de pessoas foram atendidas virtualmente na plataforma do Governo do Brasil.

O número de acessos únicos já ultrapassa o registrado em todo o ano de 2024, que contabilizou 130,3 milhões de usuários. A média mensal de acessos únicos chegou a mais de 15 milhões por mês em 2025, representando um aumento de 68% em relação a 2022 e de 41% na comparação com 2024.

O acesso único contabiliza o número de pessoas que utilizaram a plataforma durante o ano, independentemente da quantidade de acessos. Já a autenticação com sucesso, que registra cada vez que a pessoa entra no sistema, contabilizou 3,5 bilhões de acessos em 2025.

“Essa quantidade de acessos comprova que as pessoas já entenderam que o GOV.BR simplifica e facilita a vida delas, e demonstra também a robustez da plataforma”, destacou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital. Ele ressaltou que o número de acessos únicos é diferente do total de contas ativas, que já somam 170 milhões.

Assinatura GOV.BR: o serviço mais usado

Um dos serviços mais procurados pelos brasileiros é a Assinatura Digital GOV.BR, que registrou 140 milhões de assinaturas em 2025. O advogado Eduardo Felipe Teixeira Lima, da Bahia, relata que a ferramenta otimizou seu tempo e substituiu totalmente o uso do papel em suas assinaturas de procurações e contratos. “Tudo o que eu utilizava antes para assinatura de próprio punho, substituí em 100% pela Assinatura Gov.br”, afirmou.

Outros serviços populares

Além da Assinatura Digital, outros serviços bastante utilizados na plataforma incluem Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. O GOV.BR também permite que o usuário busque serviços de acordo com seu perfil, como estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.

Como criar sua conta GOV.BR

Para utilizar os serviços, o primeiro passo é baixar o aplicativo GOV.BR na loja do seu dispositivo. Após abrir o app, digite seu CPF e clique em “continuar” para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é necessário preencher um formulário simples, validado junto à Receita Federal ou ao INSS, garantindo o nível Bronze de conta.

Para avançar, existem os níveis Prata e Ouro:

  • Conta Prata: obtida pelo reconhecimento facial comparando a foto com a CNH ou pela validação dos dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
  • Conta Ouro: permite acesso a todos os serviços digitais com alta segurança. Pode ser criada com reconhecimento facial baseado nos dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

Em caso de dúvidas, os usuários podem acessar gov.br/conta ou entrar em contato com a Secretaria de Governo Digital pelo gov.br/atendimento.

O aumento no uso do GOV.BR reforça a digitalização dos serviços públicos e a tendência crescente da população brasileira em utilizar soluções online que economizam tempo, recursos e oferecem mais segurança e praticidade.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br