
Vanessa Eugênio e a filha de 10 meses foram assassinadas e carbonizadas; feminicídio choca Mato Grosso do Sul e mobiliza comunidade de Chapadão do Sul
Por Karol Peralta
🕊️ Vanessa Eugênio Medeiros, de 23 anos, e sua filha Sophie Eugênio Borges, de apenas 10 meses, serão veladas nesta quarta-feira (28) na Casa de Velório Municipal de Chapadão do Sul (MS), cidade natal de Vanessa. Mãe e filha foram brutalmente assassinadas em um crime que chocou a população de Mato Grosso do Sul.
🕯️ Os corpos foram encontrados carbonizados na região do Indubrasil, em Campo Grande, na noite de segunda-feira (26). O autor do crime é João Augusto Borges de Almeida, companheiro de Vanessa e pai da criança, que confessou ter asfixiado as duas no período da tarde, retornado ao trabalho e, à noite, ateado fogo nos corpos.
🚔 Segundo as investigações, o crime foi motivado pelo desejo de João de não pagar pensão alimentícia, já que Vanessa teria expressado a intenção de se separar. O autor revelou o plano macabro a uma testemunha antes do crime, mas o relato foi ignorado por parecer inacreditável.
⚖️ João está preso e deverá passar por audiência de custódia também nesta quarta-feira. Ele deve responder por feminicídio e ocultação de cadáver. O caso ganhou repercussão nacional e reacendeu o alerta sobre a violência doméstica e o feminicídio no Brasil.
💐 Familiares, amigos e moradores de Chapadão do Sul devem comparecer ao velório para prestar as últimas homenagens às vítimas. A cidade está consternada com a brutalidade do crime.
📢 O caso levanta questionamentos sobre a efetividade das políticas públicas de proteção às mulheres e reforça a necessidade de denunciar ameaças, mesmo que pareçam improváveis.