SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Lula propõe isenção da conta de luz para até 60 milhões de brasileiros com baixa renda

Medida Provisória garante tarifa zero de energia para famílias do CadÚnico, indígenas, quilombolas e beneficiários do BPC, e já está em tramitação no Congresso.

Por Karol Peralta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta quarta-feira (21) ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) que prevê a isenção total da conta de luz para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros, segundo estimativas do governo.

A medida foi discutida em reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e líderes governistas.

Segundo o texto da MP, terão direito à tarifa zero de energia elétrica as famílias que:

  • Estejam inscritas no CadÚnico;
  • Tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Sejam indígenas ou quilombolas;
  • Tenham pessoas com deficiência ou idosos que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Consomem até 80 kWh por mês.

Além disso, a medida prevê a isenção do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para famílias com renda mensal entre meio e um salário mínimo, também inscritas no CadÚnico.

📌 O que muda em 2026?
A partir de 2026, os consumidores de baixa tensão — como residências e pequenos comércios — poderão escolher a fonte de energia de sua preferência, como solar ou eólica. A mudança visa aumentar a concorrência no setor elétrico e oferecer mais autonomia ao consumidor.

A MP entra em vigor imediatamente após sua publicação, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade. A articulação política para aprovação ficará a cargo da ministra Gleisi Hoffmann e da base aliada no Legislativo.

💬 “Estamos falando de justiça social, de garantir dignidade a milhões de brasileiros que hoje sofrem para pagar a conta de luz. Essa é uma medida concreta que vai fazer diferença na vida das pessoas”, afirmou o presidente Lula durante o anúncio.

A proposta também integra o pacote da chamada “reforma do setor elétrico”, que vem sendo elaborada pela equipe do Ministério de Minas e Energia ao longo dos últimos meses.

📈 Com essa medida, o governo busca não apenas aliviar o orçamento das famílias mais vulneráveis, mas também modernizar o setor energético brasileiro, com foco em sustentabilidade, inclusão social e democratização do acesso à energia.

🔎 Fique atento: A medida ainda depende da aprovação dos parlamentares e pode sofrer alterações durante a tramitação.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *