SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Lula promete punição a fraudadores do INSS e devolução de valores a aposentados prejudicados

Durante entrevista, presidente defende rigor nas investigações sobre descontos indevidos em benefícios do INSS e garante ressarcimento às vítimas das fraudes

Por Karol Peralta

Durante conversa com jornalistas nesta terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Governo Federal está conduzindo com rigor as investigações sobre fraudes em descontos indevidos nas aposentadorias pagas pelo INSS. Segundo ele, os aposentados não serão prejudicados e receberão de volta os valores cobrados de forma ilegal.

“Quem errou vai ser punido. Nós vamos devolver o dinheiro para os aposentados que foram lesados pela quadrilha que roubou a aposentadoria. Antigamente, as pessoas roubavam bancos e gente rica. Agora estão roubando os pobres”, disse Lula.

As investigações contam com a atuação conjunta da Polícia Federal (PF), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU). O presidente reforçou que o governo decidiu adotar uma abordagem técnica e cuidadosa para assegurar que apenas os verdadeiros culpados sejam responsabilizados.


Apuração com responsabilidade

Lula destacou que o governo não está interessado em exposições precipitadas ou acusações sem provas concretas:

“A nossa preocupação é permitir que as instituições fiscalizem corretamente e que o governo comece a tratar do pagamento o mais rápido possível para quem foi lesado.”

Ele ressaltou ainda que é preciso evitar injustiças:

“Não queremos punir nenhuma entidade de forma precipitada. Por isso, a cautela que pedi à CGU e à PF. Não podemos crucificar alguém e depois pedir desculpas.”


Entidades devem apresentar provas

Segundo Lula, o governo tem dado às entidades citadas na investigação a chance de comprovar que os descontos foram autorizados pelos aposentados. Até o momento, nenhuma delas apresentou documentos válidos. “Se apresentarem, serão investigadas com seriedade. Se estiver tudo correto, não serão penalizadas. Mas quem cometeu erro, vai pagar.”


Atendimento ampliado

Para facilitar a contestação dos descontos, o governo ativou uma nova opção de atendimento presencial nos Correios. Agora, aposentados e pensionistas que tiverem dificuldade com os canais digitais — como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135 — podem comparecer a uma das mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas pelo país.

Essa ação visa atender principalmente idosos que não têm familiaridade com meios digitais, garantindo que ninguém fique sem resposta ou solução.


Proteção aos mais vulneráveis

As fraudes nos benefícios do INSS têm provocado indignação nacional. Muitos aposentados, já em situação de vulnerabilidade, foram surpreendidos por descontos não autorizados de entidades associativas. O caso reforça a importância da proteção aos beneficiários da Previdência Social e do fortalecimento dos mecanismos de fiscalização.

“O governo federal está fazendo disso um exemplo de como lidar com denúncias com seriedade e compromisso. Vamos até o fim para punir quem roubou e proteger quem mais precisa”, concluiu o presidente.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *