Presidente Lula, Janja e autoridades brasileiras participam da despedida de papa Francisco na Basílica de São Pedro; funeral será neste sábado no Vaticano.

Por Karol Peralta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar sua última homenagem ao papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos.
“Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu Lula em uma publicação nas redes sociais.
Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e de diversos ministros e parlamentares, Lula integrou a comitiva brasileira no Vaticano enviada a Roma para a cerimônia de despedida.
“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, declarou o presidente.
A comitiva brasileira desembarcou nesta sexta-feira em Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco, marcado para as 10h (horário local; 5h em Brasília) deste sábado (26).
O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiovascular irreversível. Com histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2, sua saúde já era considerada frágil nos últimos anos.
Em reconhecimento ao legado do pontífice, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota oficial, o presidente destacou o papel do papa Francisco na promoção da paz, da fraternidade entre os povos e na luta contra a desigualdade e a intolerância.
Último dia de velório aberto
Esta sexta-feira marcou o último dia de velório aberto ao público na Basílica de São Pedro. Ao longo dos três dias, mais de 128 mil fiéis e admiradores passaram pela basílica para prestar suas últimas homenagens ao líder católico.
O rito de fechamento do caixão está previsto para as 20h (horário local; 15h em Brasília), em cerimônia restrita a cardeais e oficiais da Santa Sé.
Após o funeral e a missa de corpo presente, neste sábado, o corpo do papa Francisco será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, atendendo ao seu próprio pedido. Francisco tinha o costume de rezar neste santuário mariano antes e depois de suas viagens apostólicas.
Próximos passos: o conclave
Concluídos os nove dias de luto e orações – o chamado Novemdiales –, o Vaticano dará início ao conclave, cerimônia tradicional para a escolha do novo papa, que liderará os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.
A despedida de papa Francisco, conhecido mundialmente pela sua defesa dos pobres, seu compromisso com a justiça social e sua luta por uma Igreja mais inclusiva, deixa uma marca profunda na história contemporânea da Igreja Católica.