SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Lula prepara visita ao Panamá após telefonema com presidente José Raúl Mulino

Conversa entre líderes tratou de preparativos para participação de Lula no Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe e de temas como comércio, investimentos e cooperação regional

Por Karol Peralta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (15), um telefonema do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no qual discutiram os preparativos para a visita oficial de Lula ao país em 28 de janeiro, quando ele participará da abertura do Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e tratarão de temas como comércio internacional, investimentos e cooperação bilateral.

Texto da matéria

O telefonema entre os presidentes Lula e Mulino focou nos últimos ajustes para a agenda internacional de Lula no Panamá, na qual a participação no Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe figura como um dos principais compromissos para o fim de janeiro. Durante a chamada, os dois líderes reforçaram a importância de aprofundar a cooperação econômica regional e fortalecer os vínculos comerciais entre Brasil e Panamá, país associado ao Mercosul.

Na pauta da visita, que também inclui reunião bilateral com o presidente panamenho, estão previstas discussões sobre **oportunidades de investimentos estrangeiros, expansão da cooperação técnica, além de iniciativas conjuntas para impulsionar o comércio regional e a integração produtiva entre os dois países.

Além dos assuntos econômicos, Lula e Mulino aproveitaram a conversa para trocar impressões sobre a situação política na Venezuela, ressaltando a necessidade de preservar a paz e a estabilidade na América Latina e no Caribe. Os presidentes também coincidiram quanto à importância do fortalecimento das Nações Unidas e da defesa do direito internacional e do diálogo diplomático como pilares centrais para enfrentar desafios globais.

O Panamá, além de ser um parceiro estratégico para o Brasil no comércio e na logística internacional — especialmente por meio do Canal do Panamá — tem se consolidado como um interlocutor-chave nas discussões sobre desenvolvimento regional. A participação do presidente Lula no fórum organizado pelo CAF reafirma o papel do Brasil no cenário multilateral e seu compromisso com a promoção do crescimento econômico sustentável na região.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br