
Durante escala na Rússia, presidente Lula estimula Vladimir Putin a participar de encontro de paz com a Ucrânia em Istambul, reforçando papel do Brasil como mediador internacional.
Por Karol Peralta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, nesta quarta-feira (14), para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o objetivo de incentivar a abertura de negociações de paz com a Ucrânia. A guerra entre os dois países já ultrapassa três anos, com impactos globais na economia, segurança e geopolítica.
Segundo o Palácio do Planalto, o contato foi feito durante uma escala de Lula em Moscou, enquanto retornava de viagem oficial à China. No telefonema, o presidente brasileiro estimulou o líder russo a participar pessoalmente da reunião de paz marcada para esta quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.
“O presidente brasileiro estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”, afirmou o governo federal, em nota oficial.
🌍 Missão de paz com apoio internacional
O Brasil busca se posicionar como uma voz relevante nos esforços diplomáticos para o fim do conflito. A participação direta de Lula, que recentemente esteve com Putin em Moscou durante as celebrações dos 80 anos da vitória sobre o nazismo, reforça essa atuação.
Antes de deixar Pequim, na China, onde cumpria agenda oficial com ministros, Lula já havia manifestado a intenção de ligar para Putin e reforçar a importância da construção de um acordo diplomático direto com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
💬 No domingo (11), Zelensky se declarou pronto para se encontrar com Putin em Istambul. A iniciativa de mediação é apoiada também pela Turquia, país anfitrião da reunião. Há expectativa de que líderes internacionais contribuam para uma trégua ou cessar-fogo duradouro.
🔴 Até o momento, não há confirmação oficial de que Putin comparecerá pessoalmente à reunião. A sugestão de encontro presencial foi feita por Zelensky, e apoiada por líderes de outras nações, incluindo os Estados Unidos.
🌎 Brasil no cenário global
A interlocução direta com os dois lados do conflito reforça a postura do governo brasileiro de buscar o diálogo e a paz por meios diplomáticos. Lula tem defendido, em fóruns internacionais, a criação de um “clube da paz” que una países neutros na mediação de conflitos globais.
Lula deve chegar ao Brasil na madrugada de quinta-feira (15). Logo após seu retorno, o presidente embarcará para Montevidéu, no Uruguai, onde participará do velório do ex-presidente José “Pepe” Mujica.
🕊️ A expectativa internacional gira em torno do encontro em Istambul, que pode representar um novo capítulo nas negociações por um fim pacífico à guerra.





