Presidente visita Indonésia e Malásia, participa da 47ª Cúpula da Asean e da 20ª Cúpula do Leste Asiático, e busca ampliar relações políticas e comerciais

Por Karol Peralta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (21) para o Sudeste Asiático, onde visitará Indonésia e Malásia. Durante a viagem, Lula participará da cúpula da Asean e da Cúpula do Leste Asiático (EAS), além de reuniões bilaterais com líderes mundiais, incluindo um encontro já confirmado com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A visita marca a primeira vez que um presidente brasileiro participa, como convidado, de uma cúpula da Asean.
Entre os objetivos da viagem, segundo o governo brasileiro, estão o fortalecimento da aproximação política com os países da região e a expansão do comércio bilateral. O embaixador Everton Frask Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, destacou que a Asean representa 11 países, com mais de 680 milhões de habitantes e PIB agregado de cerca de US$ 4 trilhões.
O comércio do Brasil com os países da Asean superou US$ 37 bilhões em 2024 e continua em crescimento. “Se fosse um único país, a Asean seria o quinto maior parceiro comercial do Brasil”, disse Lucero. Além disso, o bloco contribui com mais de 20% do superávit de comércio exterior do país.
Programação na Indonésia
A primeira parada será Jacarta, capital da Indonésia, onde Lula será recebido em visita de Estado. O presidente se reunirá com o homólogo indonésio, Prabowo Subianto, para assinatura de atos oficiais, incluindo memorando de entendimento em energia renovável, e participará de um fórum empresarial com cerca de 100 empresários brasileiros. Em 24 de outubro, Lula terá encontro com o secretário-geral da Asean, Kao Kim Hourn, antes de embarcar para Kuala Lumpur, na Malásia.
Agenda na Malásia
No sábado (25), Lula será recebido oficialmente pelo primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim. O presidente receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional da Malásia e participará de fóruns empresariais. No domingo (26), ocorrerá a 47ª Cúpula da Asean, com eventos com empresários e reuniões bilaterais, incluindo encontro com Narendra Modi. Também existe expectativa de possível reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Cúpula do Leste Asiático
Na segunda-feira (27), Lula participa da 20ª Cúpula do Leste Asiático (EAS), fórum que reúne 18 países da Ásia e Oceania, incluindo Rússia, EUA, Coreia do Sul, Austrália, Índia, China, Japão e Nova Zelândia, onde fará discurso sobre a posição brasileira na região e reforço das relações comerciais e políticas.
A viagem de Lula termina em 28 de outubro, quando o presidente retorna ao Brasil, após uma agenda que combina política, comércio e cooperação em energia renovável, ciência e tecnologia.





