SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Lula é vacinado contra gripe e lança campanha nacional para imunizar 50 milhões de brasileiros

Presidente recebeu a dose da vacina em Montes Claros (MG), na segunda-feira (7). Ação marca o início da campanha contra influenza em 20 estados. Meta do governo é vacinar 90% do público prioritário com 73,6 milhões de doses.

Por Karol Peralta

Em um gesto simbólico de incentivo à vacinação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a dose da vacina contra a gripe ontem, segunda-feira (7), em Montes Claros (MG). O ato marcou o lançamento oficial da campanha nacional de vacinação contra a gripe em 2025, promovida pelo Ministério da Saúde. A mobilização já começou em 20 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários, a pasta adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A estimativa é vacinar pelo menos 50 milhões de brasileiros nas primeiras fases da campanha. No total, o público-alvo da ação ultrapassa 81 milhões de pessoas em todo o país.

Durante o evento em Minas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também vacinou o vice-presidente Geraldo Alckmin e destacou a importância da vacinação no contexto do Dia Mundial da Saúde. “Estar nesse dia ao lado do presidente e dos profissionais da saúde reforça o compromisso do Brasil com a vida. A vacina salva vidas e representa investimento em saúde e desenvolvimento”, afirmou Padilha.

Estratégia por regiões e investimentos

A campanha de vacinação contra a gripe 2025 foi estruturada em duas fases, de acordo com o período de maior circulação do vírus influenza em cada região:

  • Primeiro semestre: vacinação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
  • Segundo semestre: vacinação na região Norte, durante o chamado “Inverno Amazônico”.

Em março, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição das primeiras 35 milhões de doses. Ao longo do semestre, serão enviadas mais 67,6 milhões de doses para as regiões em campanha. No segundo semestre, outras 5,9 milhões de doses seguirão para os estados do Norte. O investimento total é de R$ 1,3 bilhão.

Quem deve se vacinar?

Além de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da campanha contra a gripe 2025 inclui:

  • Trabalhadores da saúde
  • Puérperas (até 45 dias pós-parto)
  • Professores (ensino básico e superior)
  • Povos indígenas
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais da segurança pública e Forças Armadas
  • Portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas

Vacina trivalente é segura e eficaz

A vacina contra a gripe 2025 é segura, eficaz e pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A proteção oferecida pela vacina pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes causadas pelos vírus da gripe. A única contraindicação é para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após dose anterior.

Com o avanço da vacinação, o governo federal reforça o compromisso com a saúde pública, a prevenção de doenças e a promoção de qualidade de vida para todos os brasileiros. Para acompanhar as atualizações e conferir o calendário completo, acesse o portal do Ministério da Saúde.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *