SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Lula defende ações voltadas para as pessoas com deficiência durante Conferência Nacional

Ao participar do encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília (DF), o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, destacou a importância da democracia e da qualidade de vida das pessoas. Ele também assinou o decreto que cria o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (SisTEA), além de anunciar outros benefícios.

“Reafirmamos nosso compromisso de criar condições para que vocês tenham acesso a todos os direitos constitucionais que o Estado tem o dever de assegurar sem deixar ninguém para trás”, afirmou o presidente Lula, ao defender ações voltadas às pessoas com deficiência e outras áreas sociais.

Durante a solenidade foram assinados o decreto que cria o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA), a portaria interministerial entre o MDHC e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre procedimentos para adaptações de acessibilidade nas edificações públicas federais e vários outros benefícios.

Para o ministro, dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, o objetivo principal da realização da conferência é reafirmar o compromisso do Estado brasileiro com os direitos humanos e com a cidadania das pessoas com deficiência. “Esta conferência é o marco fundamental, não apenas para as pessoas com deficiência, mas para o Brasil, num esforço de reencontrar o seu caminho em direção à esperança”, ressaltou.

Ele destacou ainda o empenho da pasta em levar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência — Novo Viver sem Limite – para todos os estados do país. Uma iniciativa do governo federal, o plano reúne cerca de 100 ações e conta com R$ 6,5 bilhões em investimentos.

O Ministério do Esporte, representado na conferência pela diretora de Projetos Paradesportivos de Educação Lazer e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Paradesporto e membro conselheira do Conselho nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Nayara Falcão, participou das discussões do eixo temático Cidadania e acessibilidade. O objetivo do eixo 4 era propor medidas para garantir a plena implementação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência que apontem o acesso a direitos em equidade de oportunidades, eliminando barreiras que dificultem a participação de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida na sociedade.

Paradesporto

O Ministério do Esporte conta com a Secretaria Nacional de Paradesporto, que tem o objetivo de promover e articular ações Paradesportivas visando o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas manifestações, da iniciação ao alto-rendimento, em todas as faixas etárias e para as diversas deficiências independente do status dessa prática. O Ministério do Esporte participa do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver Sem Limite com os seguintes programas: Semear+ Paradesporto, TEAtivo, Maré Inclusive, Paradesporto Brasil em Rede e também com a formação de professores em paradesporto.

Fonte: Ministério do Esporte

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *