Mais de 280 km estão em execução; ferrovia impulsiona escoamento da produção no Nordeste e deve gerar até 8 mil empregos

Por Karol Peralta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (18), um novo pacote de investimentos no valor de R$ 1,4 bilhão para as obras da ferrovia Transnordestina, durante cerimônia realizada em Missão Velha (CE). O projeto é considerado uma das principais apostas do Governo Federal para impulsionar a infraestrutura e a logística no Nordeste, com previsão de início das operações ainda no final de 2025.
Com mais de 280 km de trilhos em execução, a Transnordestina promete transformar o escoamento de cargas agrícolas e minerais da região. O projeto total tem 1.209 km e vai ligar o município de Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE) e por 53 municípios.
Durante seu discurso, Lula enfatizou que a obra deveria ter sido concluída em seu primeiro mandato, mas foi abandonada por gestões anteriores. “Voltei à Presidência e assumi a responsabilidade de concluir essa ferrovia, custe o que custar. O Nordeste precisa dessa obra e precisa ser respeitado”, declarou.
💰 Investimentos e recursos
Os recursos virão dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) — com R$ 600 milhões do FDNE e R$ 816 milhões do Finor, por meio de leilões de desinvestimento. Ao todo, o empreendimento conta com R$ 15 bilhões em orçamento total, dos quais R$ 8,2 bilhões já foram aplicados.
🚜 Impactos econômicos e geração de empregos
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que mais de 4 mil trabalhadores estão atuando atualmente na obra, número que deve chegar a 8 mil até dezembro. O projeto também envolve mais de R$ 4 bilhões em contratos assinados e prevê impacto de até R$ 7 bilhões por ano no PIB do Semiárido.
“Essa ferrovia vai começar a transportar cargas ainda este ano. A infraestrutura une, integra e gera desenvolvimento”, disse Renan Filho.
🌽 Escoamento da produção e integração regional
Entre os principais produtos a serem transportados estão soja, farelo de soja, milho e calcário. A expectativa é que o trecho entre o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí e o centro-sul do Ceará entre em operação em 2025.
Para o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a Transnordestina terá impacto direto na economia do Cariri, região polo da indústria calçadista. “Parte dessa produção vai para exportação e poderá seguir direto até o Porto do Pecém pela ferrovia”, destacou.
📉 Obra ficou paralisada por anos
A construção foi interrompida em 2017 por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e, posteriormente, retomada com recursos privados em ritmo lento. Desde 2023, o Governo Federal tem liderado um esforço para destravar o financiamento e acelerar a obra.
🏭 Zonas de Exportação com energia renovável
Durante o evento, Lula também assinou uma Medida Provisória que altera a lei das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), determinando que empresas dessas áreas usem exclusivamente energia elétrica de fontes renováveis.
A MP também permite que prestadores de serviços com foco em exportação operem em ZPEs. “Com essa MP, abrimos caminho para que o Ceará tenha um data center de grande porte, o primeiro do Brasil nesse modelo”, anunciou o presidente.
📢 Uma cicatriz que virou progresso
O prefeito de Missão Velha, Dr. Lorim, resumiu o sentimento local: “O que era um sonho agora é ferro, trilho e progresso. A Transnordestina não é só uma obra, é a história do Sertão que mudou de rumo”.