Decisão do Juizado Especial do Torcedor cita tumultos, roubos e invasões registrados em agosto de 2025; membros ficam proibidos de frequentar jogos de qualquer time.

Por Karol Peralta
A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta terça-feira (16), o afastamento da Torcida Jovem do Flamengo dos estádios de futebol por um período de dois anos. A decisão, proferida pelo Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, atinge todos os associados e membros da organizada, que ficam proibidos de frequentar qualquer evento esportivo, independentemente do time envolvido.
Na decisão, foram consideradas as informações apresentadas pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe), da Polícia Militar do Rio, que apontaram a participação de pessoas identificadas com uniformes da torcida em tumultos, roubos, invasões de ônibus e estações de trem, além de atos de violência ocorridos no dia 31 de agosto de 2025.
Termo de Ajustamento de Conduta rejeitado
O juiz também decidiu não homologar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que havia sido firmado pela torcida rubro-negra, em 28 de agosto deste ano, com o Ministério Público do Rio de Janeiro e o próprio Bepe. O acordo previa o retorno dos torcedores organizados aos estádios, mas, diante dos novos episódios de violência, foi considerado inviável.
Na sentença, o magistrado destacou:
“Assim sendo, deixo de homologar o Termo de Ajustamento de Conduta entabulado pela Torcida Jovem do Flamengo e, nos termos da sentença transitada em julgado, fixo o prazo de 2 anos de afastamento da Torcida Jovem do Flamengo, assim como seus associados ou membros, de comparecerem a qualquer evento esportivo, de qualquer time de futebol a contar desta data”.
Histórico de proibições
Essa não é a primeira vez que a organizada é punida. A Torcida Jovem do Flamengo já havia sido proibida de frequentar estádios por três anos, a partir de setembro de 2021, após envolvimento em tumultos e atos de violência registrados em 2015.
Naquele ano, houve confrontos durante a partida entre Macaé e Flamengo, pelo Campeonato Carioca, e em março, antes do clássico entre Botafogo e Flamengo.
Impacto e medidas de segurança
Com a nova decisão, a Justiça reforça a tentativa de coibir episódios de violência ligados a torcidas organizadas. A determinação busca dar maior segurança nos estádios e evitar a repetição de conflitos que colocam em risco não apenas torcedores, mas também trabalhadores e famílias que frequentam os eventos esportivos.