Após conquistar o ATP 500 da Basileia, o jovem tenista carioca de 19 anos supera Denis Shapovalov em jogo equilibrado e garante vaga na segunda rodada do torneio em Paris

Por Karol Peralta
Em alta no circuito internacional, o tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 19 anos, manteve o bom momento ao vencer o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1 nesta terça-feira (28), em sua estreia no Masters 1000 de Paris, na França. O jogo foi marcado pela superação física do carioca, que chegou a receber atendimento médico, mas reagiu e confirmou a virada após 2h05 de disputa.
Após conquistar o título do ATP 500 da Basileia no último domingo (28), Fonseca — agora número 28 do mundo — mostrou novamente sua consistência e maturidade em quadra. O brasileiro perdeu o primeiro set por 5/7, mas se recuperou e venceu os dois seguintes por 6/4 e 6/3, assegurando vaga na segunda rodada.
Durante o confronto, Fonseca precisou de atendimento por dores na coxa esquerda, mas manteve o ritmo após o retorno. “Feliz com a forma com que lidei com a partida hoje desde o começo. Uma semana nova, oportunidade nova de jogar um bom tênis. Aqui há condições diferentes, uma bola diferente, a quadra também diferente, um torneio maior. Sabia que aqui em Paris a torcida brasileira também viria em peso, estou muito feliz de passar para a próxima rodada”, declarou o atleta.
O próximo desafio de Fonseca será nesta quarta-feira (29), a partir das 16h10 (horário de Brasília), contra o russo Karen Khachanov, número 14 do ranking. O vencedor seguirá para as oitavas de final do torneio francês.

Luisa Stefani estreia no WTA Finals com parceira húngara
Enquanto isso, no circuito feminino, a paulista Luisa Stefani e sua parceira Timea Babos, da Hungria, conheceram suas adversárias no WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada. A competição começa neste sábado (1º de novembro), em Riad, na Arábia Saudita.
Stefani e Babos garantiram vaga após uma temporada consistente, conquistando quatro títulos: o WTA 250 de São Paulo e três torneios WTA 500 — em Linz (Áustria), Estrasburgo (França) e Tóquio (Japão).
As duplas foram divididas em dois grupos. Stefani e Babos estão no Grupo Liezel Huber, ao lado de Taylor Townsend e Katerina Siniaková (2ª cabeça de chave), Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe (3ª), e as russas Diana Shnaider e Mirra Andreeva (5ª). O outro grupo, chamado Martina Navratilova, reúne as demais quatro duplas classificadas.
As duas melhores de cada grupo avançam às semifinais do torneio, que encerra a temporada feminina de 2025.





