Buscas por informações sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas aumentam e país lidera ranking global

Por Karol Peralta
A menos de três meses para o início da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, cresce significativamente o interesse dos brasileiros pelo evento. Entre os dias 1 e 8 de agosto, as buscas na internet sobre a conferência aumentaram 440%, segundo dados do Google, posicionando o Brasil como líder no ranking global.
No país, os paraenses são os que mais pesquisam sobre a COP30. Internacionalmente, pelo menos 48 países buscaram informações sobre o evento, com aumento de 330% nas buscas em inglês no mesmo período.
As principais dúvidas dos brasileiros estão relacionadas ao significado da COP30, datas e local do evento. O tema da hospedagem, que chamou atenção pela alta nos preços durante a conferência, aparece em sétimo lugar nas perguntas mais frequentes.
Principais informações sobre a COP30:
Países participantes:
Todos os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), totalizando 198.
O que é a COP30?
A Conferência das Partes (COP) é responsável por decisões internacionais no combate à mudança climática. A COP30 será a 30ª edição, reunindo países para discutir a emergência climática.
Quando será?
Entre 10 e 21 de novembro de 2025, com a cúpula de chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro.
Onde será realizada?
Em Belém, Pará, no coração da Amazônia.
Qual a importância?
Tratar da redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático, energias renováveis, preservação de florestas e biodiversidade, justiça climática e impactos sociais das mudanças climáticas.
Como participar?
O evento reúne governos, sociedade civil, setor privado e organizações internacionais. A Zona Azul é restrita a negociações entre autoridades; a Zona Verde é aberta ao público com exposições e debates. Eventos paralelos ocorrem na cidade. Acompanhar remotamente é possível por plataformas digitais, TV e redes sociais do Governo Federal.
Objetivo da COP30:
Dar continuidade ao Acordo de Paris e às metas de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, além de monitorar compromissos de financiamento climático.
Hospedagem:
Plataformas como Booking, Decolar e Airbnb oferecem acomodações. O governo disponibilizou 2.700 quartos para o público e 2.500 quartos individuais para representantes de 196 países via plataforma oficial: https://cop30.bnetwork.com/.
Mudança de cidade?
Não há previsão de alteração da sede. O evento ocorrerá exclusivamente em Belém.
Participantes:
Representantes de 198 países na Zona Azul; sociedade civil participa da Zona Verde e eventos paralelos.
Objetivo final:
Buscar respostas e ações contra o aquecimento global, com foco em mitigação, adaptação, financiamento, tecnologia e capacitação. Outros temas incluem transições justas, gênero, povos indígenas, jovens, agricultura e oceanos.
Por que Belém?
Escolhida na COP28, em Dubai, devido à relevância da Amazônia na contenção do aquecimento global.
Possibilidade de cancelamento:
Não há previsão de cancelamento. A última alteração ocorreu na COP26 devido à pandemia de Covid-19.
Expectativa de público:
Cerca de 50 mil pessoas durante o evento.
Duração:
12 dias de atividades principais.