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Intenção de Consumo das Famílias cresce 3,8% em Campo Grande em julho, aponta CNC

Famílias com renda de até 10 salários mínimos puxam alta no índice, que ultrapassa a zona positiva; expectativa é de maior movimentação econômica com o Dia dos Pais

Por Karol Peralta

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Campo Grande teve crescimento de 3,8% neste mês de julho, alcançando 105,5 pontos, conforme divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice, que havia apresentado estabilidade nos meses anteriores, volta a demonstrar otimismo por parte dos consumidores da capital sul-mato-grossense.

O destaque do levantamento é o desempenho das famílias com renda de até 10 salários mínimos. Nesse grupo, o índice subiu 4,1%, saindo da chamada “zona negativa” (abaixo de 100 pontos) e atingindo 103,3 pontos. O avanço é considerado significativo, pois reflete uma mudança no comportamento de consumo de uma parcela importante da população.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, aponta que o aumento é parcialmente influenciado pela proximidade do Dia dos Pais, data sazonal com forte impacto no comércio. “Estamos próximo ao Dia dos Pais, que é uma data muito importante no calendário sazonal e que deve movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia do Estado”, afirma.

Já entre as famílias com maior poder aquisitivo, o ICF também apresentou avanço, embora em menor proporção: alta de 2,4%, chegando a 116,6 pontos – mantendo-se, assim, na zona positiva.

Os componentes do índice também demonstram melhora. Houve crescimento em quase todos os quesitos avaliados, com destaque para a perspectiva profissional, que subiu 6,6%, o nível de consumo atual, com alta de 5,8%, e a avaliação do momento para compra de bens duráveis, que teve aumento de 4,2%.

A pesquisa ainda revela que 60,3% dos entrevistados têm perspectiva positiva para o mercado de trabalho nos próximos seis meses. Por outro lado, em relação ao consumo atual, 31,7% afirmam estar comprando menos do que no mesmo período do ano passado, 16,3% dizem estar consumindo mais e 51,9% mantiveram o mesmo padrão de compras.

O resultado de julho reforça a tendência de leve recuperação na confiança do consumidor campo-grandense, impulsionada por fatores como datas comemorativas, aumento da renda e expectativas mais favoráveis quanto ao futuro profissional e à economia local.

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